Pensando em estabelecer um plano de melhoramento genético do rebanho de cada propriedade, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o SEBRAE, trabalharam em parceria na Consultoria Tecnológica para aumentar a fertilização de bovinos.
Responsável pelo trabalho realizado com os produtores de Bocaina do Sul, o Médico Veterinário, Flávio Cristiano Marques Melo, descreve como funciona a consultoria “estamos prestando serviço ao produtores rurais do município, através da Prefeitura e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, para melhorarmos os índices zootécnicos e reprodutivos, permitindo a perpetuação da genética dos melhores animais. No total 13 produtores de gado de leite e de gado de corte foram atendidos. A consultoria deve contemplar o desenvolvimento/aplicação nas propriedades da biotecnologia de melhoramento através de INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL POR TEMPO FIXO – I.A.T.F.”.
A respeito dos valores, Flávio Marques complementa, “O SEBRAE subsidia 70% dos custos do projeto pelo Programa SEBRAETEC. O produtor paga apenas 30% dos custos da I.A.T.Fs, sendo inclusos mão de obra, protocolo hormonal e sêmen”.
Sabendo da importância do melhoramento genético para os produtores rurais, o Secretário Edinho enfatiza, “temos acompanhado durante esses anos o rebanho do nosso município e apesar de termos gado de boa qualidade, temos como objetivo melhorarmos ainda mais nosso rebanho. Estamos atendendo os produtores de nosso município com muita seriedade e por isso temos essa importante parceria com o SEBRAE, que é uma entidade séria e que oferece cursos excelentes”.
Por Assessoria de Imprensa de Bocaina do Sul