Comprometidos com o futuro da educação, entre Secretários Municipais, delegados eleitos na etapa municipal da Conferência Nacional da Educação – CONAE e representantes da sociedade civil, são esperados na quarta-feira (08), para a etapa regional da CONAE. O evento é organizado pelo coordenador do Programa Educação Municipal do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – CISAMA, Carlos Eduardo Moreira em parceria com as prefeituras e a orientação do Fórum Estadual.
A secretária executiva do Fórum Estadual de Educação e integrante da Comissão Organizadora Estadual da CONAE/SC, Edna Corrêa Batistotti, fará palestra de abertura da Conferência Regional, no auditório das engenharias da Uniplac e contará inclusive, com participação de prefeitos.
Edna Batistotti, disse que a CONAE só se configura pela participação de todos os entes federados e da sociedade civil. “A etapa municipal e regional aponta as demandas e necessidades que a educação brasileira precisa”, afirma Edna Batistotti lembrando que tais propostas, serão validadas para etapa estadual e posteriormente à nacional.
Na etapa municipal, os participantes buscaram avaliar a implementação dos Planos de Educação – Municipal, Estadual e o Plano Nacional de Educação – PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e estratégias intermediárias. Da mesma forma, o Plano Estadual de Educação passou pelo crivo da CONAE, sob foco dos avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais.
O grande desafio da CONAE, será conclamar os atores públicos e privados para a elaboração e aprovação do novo Plano Nacional de Educação que terá vigência de 2024-2034. Edna Batistotti, cita que são três eixos que sustentam os principais debates de políticas públicas que se almeja para a educação brasileira.
“Desde a escola até os legisladores em todos as esferas, os atores têm de serem ouvidos para construção do PNE. É neste cenário que vamos propor novas leis, projetos e programas educacionais”, Edna Batistotti. Os eixos dos debates da CONAE são: Equidade e Qualidade na Educação; Uma Escola para o Futuro e Criação do SNE, em que se avalia a legislação inerente, proposta do modelo.
A palestra na abertura da CONAE Regional semana que vêm, Edna Batistotti vai destacar que os anseios discutidos e aprovados nas conferências, darão sustentação ao Fórum Nacional de Educação das propostas que chegarão ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional sobre o que a educação brasileira almeja como prioridade para próxima década.