A Serra Catarinense passa a partir desta quinta-feira (16), a ter um site turístico institucional. Com participação do prefeito Antônio Ceron, presidente do Conserra Eliseu Farias, deputada federal Carmen Zanotto, assessora de turismo da Amures, Ana Vieira, representante do Ministério do Turismo, Rafaela Lehmann, presidente da Santur, Renê Meneses e dentre outros convidados, o Roberto Nedelciu, presidente Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa, será realizada uma live com transmissão aberta pelo facebook para oficializar o novo produto.
Depois de mais de um ano de trabalho, o portal turístico visiteaserrasc.com.br ganha vida e junto, o Selo Serra Sustentável. “Este selo funcionará como um Programa de Certificação de Sustentabilidade de Prestadores de Serviços Turísticos, com critérios que remetem a implementação de práticas de responsabilidade ambiental, sociocultural e econômica”, explica Ana Vieira.
Na região, estão cadastradas 964 empresas ligadas ao setor e se definiu como meta a adesão de ao menos 70 prestadores desses serviços que depois de certificados com o Selo Serra Sustentável, poderão participar do Prêmio de Sustentabilidade da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa, que será lançado também, no evento desta quinta-feira.
O portal turístico visiteaserra será uma ferramenta dinâmica e apresenta atrativos dos 18 municípios. Sua construção é fruto de uma parceria da AMURES com CISAMA, Sebrae e Conserra com recursos da deputada federal Carmen Zanotto. Seu foco, os principais roteiros e os destinos turísticos. Como o roteiro turístico Bela-Lages, com um dia de duração passando pelo Museu Thiago de Castro, Casarão Juca Antunes, Catedral Diocesana, Almoço no Restaurante Cansian Zambam e visita à Rota Cervejeira e degustação.
O portal vai direcionar o visitante também, sobre onde comer, ficar e mostra o que fazer, colocando a sua disposição, por exemplo, um grande leque de restaurantes, hotéis, pousadas e hostel, todos com imagens dos locais. Para manter as atualizações diárias, o portal terá uma pessoa com dedicação exclusiva relacionando os equipamentos e atrativos turísticos para que o visitante e o turista tenham segurança na informação.
No corpo do portal, um blog com notícias da Serra Catarinense relacionado ao turismo, também será alimentado, assim como espaço inclusive para registros de imagens dos visitantes dos locais turísticos. Uma novidade no portal é o sistema de acessibilidade de libras para deficientes auditivo.
A live que oficializa o portal visiteaserrasc, inicia às 16 horas com apresentação de um roteiro específico para turistas paulistas que chegarão a região com base nos horários dos voos do aeroporto Regional Serra Catarinense, em Correia Pinto.