Com duração de mais de quatro horas, a segunda edição do Feirão do Emprego, que aconteceu nesta quarta-feira (16), recebeu 645 pessoas que distribuíram seus currículos nas 20 empresas parceiras da FIESC, SESI e SENAI. A ação no Ginásio do SESI, bairro Gethal, contou com o apoio da Prefeitura de Lages, Banco do Emprego e da Rádio Clube de Lages.
Essa iniciativa é resultado do bom relacionamento das instituições com as entidades privadas do município. Outro destaque é o fácil acesso dos candidatos ao setor de Recursos Humanos de cada empresa. O gerente de operações do SESI, SENAI e IEL na Serra Catarinense, Tiago Conte, afirma que em conversa com as empresas locais, a grande dificuldade está no deslocamento das pessoas. “Como grande parte dos empreendimentos presentes no Feirão tem caráter industrial acabam se localizando mais afastadas do centro e até mesmo do perímetro urbano e o resultado dessa ação vem justamente fazer o meio de campo entre as duas partes e possibilitar um encontro de oportunidades e talentos”.
Relacionados aos talentos, a supervisora de recursos humanos da Vossko do Brasil, Letícia Formolo Schneider aponta que a facilidade do Feirão está no contato e na conversa com cada interessado. “Atualmente temos uma grande demanda de currículos que chegam até a empresa, muitos por endereço eletrônico. Hoje nós pudemos conversar sobre a Vossko, falar sobre as vagas e orientar os candidatos”. A Vossko participou da primeira edição e como resultado diversas pessoas foram efetivadas em inúmeras vagas além de outras que acrescentaram ao banco de talentos da empresa.
O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na Serra Catarinense, Giovane de Carvalho, destaca a importância de ter essas parcerias. “É uma forma de fortalecer a indústria da região. Somos um setor que está pujante e fornecer qualificação profissional e integrar poder público com as empresas acrescenta cada vez mais”.
Em visita ao Feirão do Emprego, o secretário de desenvolvimento econômico e turismo do município de Lages, Álvaro Mondadori (Joinha), alerta para as empresas que estiveram no local, que busquem oportunizar a entrada ou recolocação dos trabalhadores. “Nossa cidade está em pleno desenvolvimento e contamos com esse setor para crescer cada vez mais. Já estamos, inclusive, organizando uma próxima ação que contará com a presença do Banco do Emprego e de instituições parceiras como o SESI, SENAI e a FIESC”.
Por Luan Turcati