O assessor de Assistência Social da Amures e Cisama, Lauro dos Santos, confirmou esta semana com o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Claudinei Marques, a construção de oito novos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para a Serra Catarinense.
Os municípios beneficiados serão: Capão Alto; Cerro Negro; Painel; Palmeira; Ponte Alta; São José do Cerrito; Urubici; São Joaquim e Urupema. Os recursos são do governo do Estado e o investimento em cada unidade será de R$ 750 mil, em três parcelas de R$ 250 mil.
Segundo Claudinei Marques, estes equipamentos atendem a pessoas que necessitam de assistência social e permitem ao Estado a cumprir sua função primordial: melhorar a qualidade de vida. No CRAS, as pessoas terão serviço de proteção social básica e atendimento integral à família, que consiste em um trabalho continuado para fortalecer as famílias, prevenir a ruptura de vínculos e promover o acesso e usufruto de direitos.
Lauro dos Santos agradeceu ao secretário de Estado por priorizar investimentos na Serra Catarinense e destacou que, “investir no social é investir nas pessoas, que são o maior patrimônio de uma cidade”. Em abril do ano passado, ele havia protocolado o pedido de construção dos CRAS, junto com a prefeita de Urubici Mariza Costa, numa assembleia de prefeitos da Amures.
Esta semana, a secretaria de Estado da Fazenda publicou a Portaria 074, que dá aos municípios poderes para iniciar os procedimentos licitatórios para a realização das despesas relacionadas às transferências de recursos.
Na portaria desta semana foram anunciados pelo secretário Claudinei Marques, os três últimos municípios da região da Amures incluídos do programa: Capão Alto, Cerro Negro e Painel. Marques reiterou que a partir da publicação da portaria, os municípios já podem iniciar o processo licitatório para definição das empresas que executarão as obras dos CRAS.