Penso, Logo Destino. É o nome do programa de articulação da Logística Reversa apresentado na tarde desta quarta-feira (23), para secretários municipais de Meio Ambiente, Agricultura, técnicos e gestores ambientais da Serra Catarinense.
O Coordenador Estadual do Programa Penso, Logo Destino e técnico do Instituto do Meio Ambiente – IMA, Cícero Luís Brasil, fez a apresentação da proposta que terá a parceria com Amures e o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama.
O encontro na sala de reuniões do Mercado Público de Lages, teve participação de representantes de 17 dos 18 municípios da região. Apenas Lages ficou fora, pois, o programa nesta primeira etapa, abrange apenas os municípios com menos de 20.000 habitantes.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi falou da importância do programa e seus impactos positivos em todas as áreas dos municípios. Da mesma forma, a coordenadora de projetos de Saneamento Básico do Cisama, Katynara Goedert, lembrou que a região possui algumas metas para destinação de resíduos sólidos.
“Às vezes as pessoas descartam o resíduo em qualquer lugar, só para ficar longe dos olhos. E nosso objetivo com este programa é implementar a logística reversa e dar as condições adequadas de destinação dos resíduos”, citou Katinara Goedert. De acordo Cicero Brasil, a participação dos municípios foi muito boa, o que indica possibilidade de ações efetivas e de grande abrangência na Serra Catarinense.
Cícero Brasil explicou que, o Programa Penso, Logo Destino depende da participação das administrações municipais, órgãos do governo, entidades gestoras, comerciantes e população em geral. “Esse é nosso desafio”, frisou.
O gerente do IMA de Lages, Fernando Sommariva e os Técnicos de Controle Ambiental, Gustavo Ferrari e Arthur Kuster, participaram da reunião e serão os responsáveis pelos contatos com os municípios na perspectiva de firmar as parcerias.
O Programa tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável; Secretaria de Estado da Educação; Secretaria de Estado da Saúde, prefeituras.