Programa da secretaria de Agricultura tem o objetivo de proteger a fonte, também conhecida como nascente ou olho d’água, a poluição dos mananciais e a falta de água é um dos maiores problemas ambientais na região.
No meio agrícola esta poluição é provocada pelas partículas de solo provenientes da erosão, pelos resíduos de agroquímicos e dejetos animais que chegam aos corpos d’água (nascentes, leitos dos rios ou açudes), que não são capazes de protegê-los.
A Secretária de Agricultura e a Epagri do Município tem orientado as famílias rurais para o uso da proteção de fonte modelo “Caxambu” como alternativa para garantir a disponibilidade e a qualidade da água.
Trata-se de uma tecnologia social, de baixo custo de instalação, resultado do esforço conjunto do poder público municipal e agricultores do município de Campo Belo do Sul, a proteção melhora as condições das nascentes e influência positivamente na quantidade e na potabilidade natural da água uma vez que a vertente é o afloramento do lençol freático profundo.
A proteção de fontes recebe o suporte da equipe técnica da Epagri, que orienta sobre os procedimentos, a Secretaria de Agricultura auxilia no projeto, fornecendo os materiais, mão de obra e maquinário utilizados para a execução do projeto, a secretaria já realizou a colocação de 15 caxambus em fontes e nascentes para famílias no interior do município.
A prefeita Claudiane Varela Pucci destacou a importância do projeto “A parceria da secretaria de Agricultura com a Epagri vem trazendo bons frutos, não só nesse momento de estiagem, mas em qualquer época se faz necessário a preservação das fontes para que as famílias rurais tenham água e possam utilizar em suas propriedades”. Comentou Claudiane.
Por Assessoria de Imprensa de Campo Belo do Sul