Há exatos duas semanas da Convenção da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – Braztoa/2022, o seminário realizado nesta terça-feira (22), surpreendeu os quase 50 participantes que entraram na sala virtual. Entre empresários, agentes políticos, agências regionais e donos de equipamentos turísticos, os palestrantes da Braztoa falaram de negócios e tendências turísticas pós-pandemia.
A reunião foi aberta pelo presidente da Braztoa Roberto Nedelciu, que destacou a reação forte do mercado turístico em todos os segmentos, depois de dois anos de retração pela pandemia. Esses números, serão apresentados oficialmente na Convenção Braztoa, de 8 a 11 de abril, na Serra Catarinense.
Segundo Roberto Nedelciu, hoje os associados Braztoa correspondem a 90% de todas as viagens de lazer comercializadas no Brasil. “A região sul representa 14% de todas as vendas de viagens turísticas e só fica atrás, da região nordeste. Esses números vamos mostrar no Anuário durante a convenção”, adiantou Roberto Nedelciu.
A presidente da Amures prefeita de Palmeira Fernanda Córdova, agradeceu ao presidente da Braztoa por ter escolhido a Serra Catarinense para a convenção. “Nós apostamos muito nesse evento e acreditamos num turismo antes e depois desta convenção. Em nome dos 18 prefeitos da Amures nos colocamos a disposição para o sucesso deste encontro”, declarou a prefeita.
A assessora de turismo da Amures Ana Vieira, falou da parceria com o governo do Estado, através da Santur em apoiar o evento e fez um breve retrospecto da evolução do turismo na região, nos últimos cinco anos. Da importância da criação do Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra e da proposta de certificação de 70 empresas com Selo Serra Sustentável.
A partir da convenção da Braztoa, a expectativa é de uma nova abertura de portas para parcerias entre empreendedores e as grandes operadoras de turismo do Brasil. Desta forma, a proposta é transformar o potencial turístico da Serra Catarinense, em experiências autênticas, com capacidade de atrair visitantes o ano todo.
Tendências
A empresária Jaqueline Gil, especialista em Relações Internacionais com mais de 15 anos de experiências no Brasil e no exterior, falou das transformações e tendências para o turismo. Consultora da Amplia Mundo, ela listou oito pontos a serem observados quando se fala em turismo, a partir de agora.
“As pessoas, tudo começa nelas. O cenário é de incertezas, considerando momento político, conflitos internacionais, pandemia e as tecnologias. As novas experiências são o que as pessoas buscam. Sustentabilidade é nova ordem, basta ver os relatórios científicos”, citou Jaquelini Gil.
Ela apontou também, facilidade à mão do turista, mobilidade, encantamento e excelência nos serviços como pontos a serem considerados pelos empreendedores. Já o empresário José Zuquim, abriu sua fala no seminário citando que, “Excelência não é uma chegada é um caminho”, quando o assunto é turismo.
Ele comentou sobre experiências e observou que, turismo não é mais tarifário. “Essa relação com o mercado deixou de ser interessante. A nova relação está associada a intensidade da experiência”. Dono da operadora Ambiental Turismo, Zuquim disse que a experiência marca positivamente a vida da pessoa e que a retomada pós pandemia tem um toque de emoção. Para ele, a grande virtude da Serra Catarinense no olhar turístico, é estar organizada e articulada em território.
Experiências
Vice-presidente do conselho administrativo da Braztoa Marina Figueiredo, diretora da Pomptur Turismo, também interagiu no seminário. E discorreu sobre vivenciar experiências únicas, autênticas e inovadoras. No fechamento do seminário, o diretor Comercial da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, discorreu sobre produtos e experiências dos pacotes do Great Brazil Express, Trem do Pantanal e Trem das Montanhas Capixabas.
A Serra Verde Express é a empresa concessionária dos trens turísticos na ferrovia Paranaguá. Opera os passeios turísticos ferroviários e é também a maior operadora de serviços, receptivo, transfer, hospedagem, city tours, excursões e ingressos em Curitiba e Litoral Paranaense.
Junto com a BWT Operadora de Turismo, a Serra Verde Express integra um grupo de empresas 100% brasileiras, sendo um dos 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo. Adonai falou de negócios e experiências como operador de turismo que trabalha com 250 mil hotéis no mundo.