Prefeitos, procuradores, controladores internos, assessores contábeis e servidores ligados a prestação de contas das prefeituras da Serra Catarinense, participaram na tarde desta terça-feira (12), no auditório da Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de uma reunião técnica com o diretor de Contas de Governo do Tribunal de Contas do Estado – TCE, Moisés Hoegenn, O objetivo foi orientar sobre prestação de contas e tirar dúvidas dos municípios.
A presidente da Amures, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova fez a abertura dos trabalhos e destacou a importância da capacitação. “Temos o Tribunal de Contas como parceiro para ajudar com que os municípios façam suas prestações de contas da melhor forma possível. Especialmente aqueles cuja administração é primeiro mandato”, disse Fernanda Córdova.
Moisés Hoegenn, falou sobre os procedimentos, cuidados e prazos que os técnicos têm de respeitar ao fazer a prestação de contas. “Um exemplo é o prazo regular para prestação de contas do exercício do ano anterior, que deve ser feito 28 de fevereiro. Isso vale também para Câmara de Vereadores e o não cumprimento dessa norma resulta inicialmente em multa ao gestor”, explicou.
O diretor de Contas de Governo do Tribunal de Contas do Estado, alertou que alguns municípios da região, ainda tem pendências documentais de prestação de contas junto aquele tribunal. E se colocou à disposição para ajudar a concluir os processos, caso algum município tenha dificuldade.
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amures – CIS-Amures, prefeito de Rio Rufino, Erlon Tancredo Costa e os prefeitos de Capão Alto, Tito Pereira Freitas, Cerro Negro Ademilson Conrado e Bocaina do Sul, Joao Eduardo Della Justina, acompanharam toda a orientação a orientação. Os técnicos das prefeituras, também fizeram questionamentos sobre questões legais das prestações de contas.