Em Brasília esta semana para acompanhar as pautas da XXIII Marcha em Defesa dos Municípios, a presidente da Amures, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova participou na manhã desta terça-feira (26), da abertura do evento com a fala do presidente da República Jair Bolsonaro.
A representante da Amures na Marcha em Defesa dos Municípios foi uma das convidadas a participar segunda-feira à noite, de reunião do Conselho da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Lá defendeu repasses de recursos federais para recuperação de estradas. “O Brasil é rural e as dificuldades de manutenção de estradas é um problema comum da maioria dos prefeitos”, declarou Fernanda Córdova.
Ela reiterou que, 30% do Produto Interno Bruto do Brasil advém do agronegócio e o produtor rural precisa de mais atenção do poder público federal. A prefeita defendeu, ainda, a regularização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), assim como recursos através do fundo para manutenção das unidades escolares.
Na área da saúde, Fernanda Córdova falou da importância da prorrogação da lei complementar 172, de abril de 2020, que autoriza os municípios a transposição e a transferência de saldos financeiros remanescentes de exercícios anteriores, constantes de seus respectivos Fundos de Saúde, provenientes de repasses do Ministério da Saúde.
Nesta quarta-feira, a presidente da Amures deve cumprir agenda no Ministério do Turismo. Tentará recursos para divulgação e promoção do turismo da Serra Catarinense. Fernanda Córdova também irá ao Ministério da Saúde, com a deputada federal Carmen Zanotto, onde tentarão apoio para o Seminário de Saúde da Serra Catarinense, que acontece no final de maio.
O seminário terá como foco, os problemas e soluções do Sistema Nacional de Regulação – Sisreg. Será convidado um representante do Ministério da Saúde para participar do evento, que acontecerá no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac.