Nas últimas duas décadas o panorama das peregrinações realizadas no Brasil vem sendo incrementadas com a entrada em cena das novas rotas.
Uma das rotas de peregrinações que foram criadas há pouco tempo foi a Rota dos Tropeiros, que inicia-se em Lages, passa por Bocaina do Sul, Bom Retiro, Alfredo Wagner, Rancho Queimado, Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José e Florianópolis. Essa rota é feita todos os anos por grupos de Peregrinos de vários estados brasileiros e até mesmo de outros países.
No ano de 2022, três grupos já passaram pelo município. O primeiro grupo no dia 02/04, o segundo grupo no dia 14/04 e o terceiro grupo no último dia 23/04.
Os peregrinos fazem a mesma rota que os tropeiros faziam no final do século 19 e no início do século 20. Essa rota era usada para transportar alimentos, conduzindo tropas de mulas e boiadas de um município para o outro.
O declínio deu-se quando caminhões passaram a fazer transporte de gado, em meados do século XX.
Acompanhando os Peregrinos na passagem por Bocaina do Sul, juntamente com o Prefeito João Eduardo Della Justina, a Secretária de Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Leujane Pereira Sutil descreve à importância dessas visitas “é de grande importância a passagem dessas pessoas por nosso município. Quero dizer que é muito gratificante recebê-los, são grupos animados, pessoas de todo o país e alguns estrangeiros. Ficamos muitos satisfeitos quando por aqui passam, já que eles fazem a divulgação do nosso município lá fora e deslumbram das nossas belezas naturais”.
O Tema do Grupo é Rota dos Tropeiros – Muito Mais que um Caminho.
Por Assessoria de Imprensa de Bocaina do Sul