Neste mês de maio as equipes do CRAS, CREAS, do Abrigo Soni de Moraes Alves, juntamente com os conselheiros tutelares e a gestão da Secretaria de Assistência Social e Habitação – SMASH estiveram realizando mais uma edição da Campanha Faça Bonito de conscientização e combate à violência sexual referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, dia 18 de Maio.
Foram realizadas palestras e atividades nas escolas, um trabalho de prevenção que começou no dia 17 de Maio e se estenderá até o dia 30 desse mês visando atingir todas as escolas do município. Foram feitos teatros e palestras de forma lúdica abordando o tema com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de todas as redes de ensino, pública municipal e estadual e rede privada.
As atividades foram realizadas conforme a idade dos alunos. No 1º ao 5º ano do ensino fundamental foi realizado um teatro de fantoches falando sobre o tema.
Já do 5 º ano do Fundamental ao 3º do Ensino Médio uma dinâmica envolvendo o tema da violência e abuso sexual foi utilizada e a partir disso a ação continuava com uma conversa sobre o tema com os estudantes. Sempre ressaltando a importância de se cuidar e denunciar caso for preciso pelo Disque 100, canal nacional de denúncias anônimas.
No dia 18 de Maio estava previsto uma ação no Centro da cidade, porém devido às fortes chuvas e frio não foi possível ser realizada.
Além dessas atividades, aconteceu um trabalho de conscientização com as crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento e fortalecimento de vínculos do CRAS, através de palestra.
O objetivo é conscientizar as crianças e adolescentes sobre o tema, alertando e chegando também até os que possam estar sofrendo esse tipo de violência para que denunciem.
As formas de denúncia são através do Conselho Tutelar, CRAS, ou CREAS, Delegacias ou ainda no Dique 100, canal nacional de denúncias anônimas, onde a pessoa que realiza a denúncia não precisa se identificar.
A ligação é gratuita e o serviço funciona diariamente das 08:00h às 12:00h, até mesmo nos finais de semana e feriados. Em um prazo de 24h as denuncias são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização.
Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes, caso presencie ou saiba de algum caso de violência contra esse público, denuncie!
Por Assessoria de Imprensa de Correia Pinto