Integração entre Saúde e Educação, esse é o objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal. No último sábado, dia 28, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participaram da ação que ocorreu em 19 escolas municipais de Lages, em conjunto com o Família na Escola, iniciativa da Secretaria Municipal da Educação.
Segundo a gerente de Atenção Básica, Bruna Vaz, cada UBS e escola escolheu um tema para tratar com alunos, pais e comunidade. “Foram temáticas voltadas para a alimentação saudável, Saúde Bucal, verificação da carteirinha de vacina, de peso e altura, Dengue, Piolho, entre outros. O desenvolver estas atividades em parceria é de extrema importância, são esses eixos transversais que se casam entre saúde e educação”, comentou.
A Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Frei Bernardino, no bairro Frei Rogério, contou com filas de pais e alunos para participar das atividades. “Houve uma grande participação dos pais. A união é importante, pois temos famílias aqui que não têm acesso a informações como a de saúde bucal que foi tratada”, disse a Diretora da Escola, Laura Packer.
Foram distribuídos kits e orientação sobre escovação aos alunos. “O ensino sobre o tema é importante para que as crianças possam ter saúde ao invés de tratar doenças já instaladas”, concluiu a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Georgia Parizzi.
Por Natasha Monteiro