Você está visualizando atualmente Onze municípios aderiram ao Programa Penso, Logo Destino

Onze municípios aderiram ao Programa Penso, Logo Destino

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Representantes de 11 municípios da Amures, assinaram na manhã desta quinta-feira (09), Termo de Cooperação Técnica com o Instituto do Meio Ambiente – IMA para implantar o Programa Penso, Logo Destino de logística reversa de resíduos. A solenidade no auditório da Amures, mobilizou também, secretários municipais de Meio Ambiente, Agricultura, técnicos e gestores ambientais dos municípios.
O presidente do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama, prefeito de Urupema Evandro Frigo Pereira e o prefeito de Bom Retiro, Albino Padilha, assinaram de forma protocolar, em nome dos demais municípios que aderiram ao programa. O presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto e o gerente do IMA de Lages, Fernando Sommariva, também assinaram o termo de cooperação.
O Programa previa inicialmente adesão de 16 municípios, mas apenas 11 confirmaram a implantação do programa. Uma das condicionantes para adesão ao programa é o tamanho da população do município que não pode ser superior a 20 mil habitantes. O coordenador regional da ação, Gustavo Ferrari apresentou as diretrizes gerais de como operacionalizar o Programa Penso, Logo Destino.
“Basicamente terá de haver um local apropriado no município para armazenar e separar os resíduos. E depois é feita a coleta pelas entidades gestoras, que destinarão os resíduos, sem custo aos cofres públicos”, explicou Gustavo Ferrari. Os municípios que aderiram ao programa foram: Anita Garibaldi, Bom Jardim da Serra, Capão Alto, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Painel, Palmeira, Rio Rufino, São José do Cerrito, Urubici e Urupema.

Urupema citada como modelo

A coordenadora de projetos de Saneamento Básico do Cisama, Katynara Goedert, observou que Urupema é o município que hoje, melhor gerencia seus os resíduos e terá facilidades para implantar o programa. Evandro Frigo Pereira declarou que, gerenciar resíduos é uma das funções do poder público e observou, “as pequenas coisas é que fazem a diferença na vida das pessoas”, se referindo à coleta seletiva.
O prefeito contou brevemente a história da destinação dos resíduos de Urupema e frisou que é um processo cultural e de longo prazo a destinação correta de resíduos. “Sabemos que ainda temos muito a melhorar e por isso, aderiram a este programa que é de extrema importância para o meio ambiente”, justificou.
O gerente do IMA de Lages, Fernando Sommariva, disse estar orgulhoso pela adesão dos municípios ao programa e elogiou a rapidez com que as ações estão acontecendo. “Torço que os demais municípios aptos a aderir ao programa venham para se somar a esta proposta em defesa da vida, do meio ambiente e pelas gerações futuras”, convidou.
O presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, disse que os municípios pequenos são os que mais precisam desse programa e elogiou a adesão obtida na região da Amures. “Essa é uma ação de grande impacto econômico, ambiental, educacional e social, já que beneficia as cidades como um todo. Parabéns Serra Catarinense”, disse o presidente do IMA.
Os municípios foram convidados para dia 21 de junho, participar de treinamento em Angelina sobre o operacional do programa.