Você está visualizando atualmente Bom Retiro reconhecida como melhor repasse de dados fiscais

Bom Retiro reconhecida como melhor repasse de dados fiscais

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Iniciativa do Tesouro Nacional, o ranking dos municípios brasileiros que melhor realizou o repasse de dados fiscais e contábeis enviados pelos entes da Federação ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), em 2021, está Bom Retiro. A grata surpresa que reflete na transparência de informações se deve ao trabalho da contadora Neiva Regina Deinani Moretti.
O artigo 51 da Lei de Responsabilidade Fiscal, estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e determina o repasse das informações das contas dos municípios relativas ao exercício anterior a sua divulgação. O descumprimento do artigo impede que o município receba transferências voluntárias e contrate operações de crédito.
A metodologia utilizada nos cálculos e a evolução no desempenho dos municípios é realizada pelo Tesouro Nacional desde 2019 e busca a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis. Além da posição de melhor município da região da Amures, Bom Retiro conquistou a 26ª melhor posição em Santa Catarina e 636ª entre os mais de 5.500 municípios brasileiros.
Modesta, a contadora Neiva Moretti atribui o resultado da avaliação a um conjunto de fatores. “Isso é resultado de muito estudo, esforço, dedicação e competência na contabilidade pública, além do foco em cumprimento de metas e prazos junto ao SICONFI”, disse. Neiva Moretti reitera que o reconhecimento comprova a dedicação e o amor pela profissão contábil e a convicção de cumprimento de dever.
“É fruto também, do trabalho de toda equipe no setor contábil, que está engajada e que contribuíram para chegarmos neste resultado”, reconhece Neiva Moretti. Ela agradece, ainda, ao prefeito Albino Padilha e à Secretária de Administração, Márcia Mariza Henckmaier Fernandes, que sempre concederam total liberdade para condução dos trabalhos de contabilidade de modo a atingir o que preconiza a legislação.