Você está visualizando atualmente Assistência Social tira dúvidas sobre auxílio BPC

Assistência Social tira dúvidas sobre auxílio BPC

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Gestores de Assistência Social dos 18 municípios da Serra Catarinense participaram na manhã desta sexta-feira (08) no auditório da Amures, de uma capacitação inédita. O assunto foi o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que passou por inúmeras mudanças recentes, mas que ainda há inúmeras dúvidas sobre quem e como pode acessar o benefício.
Para esclarecer as equipes técnicas dos municípios, foram convidados o coordenador de Gestão de Benefícios da Superintendência Regional Sul, André Luís Pontes; Gerente da Agência da Previdência Social de São José, Tarik Caland; Chefe do Serviço Social da Superintendência Regional Sul, Marlene Moreira Machado; Gerente da Agência da Previdência Social de Lages, Priscila Wolff; Assistente Social da Agência da Previdência Social de Lages, Mara Alice de Oliveira e o Técnico do Seguro Social da Previdência Social de Lages, Cléber Hildebrando.
Coordenado pelo Assistente Social da Amures/Cisama, Lauro dos Santos, a capacitação teve como foco, as mudanças e a simplificação da dedução dos gastos do requerente do BPC, onde foram tiradas dúvidas dos gestores de assistência social dos municipais. “Esta capacitação busca fazer com que as pessoas que mais necessitam, acessem o benefício de forma mais rápida. É nosso dever agilizar esse serviço e por isso, promovemos esse encontro entre quem concede o benefício e quem está na linha de frente identificando o beneficiário”, justificou Lauro dos Santos.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi representou a presidente da entidade prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova e destacou a importância do encontro. “A boa relação social cada vez mais está presente na vida do cidadão e oportunizar a ele dignidade é nosso dever enquanto instituição”, disse. A presidente do Colegiado de Assistência Social da AMURES, assistência social de Painel, Priscila de Oliveira Davel, deu as boas-vindas aos colegas e agradeceu a Amures e Cisama pela iniciativa.
O coordenador de Gestão de Benefícios da Superintendência Regional Sul, André Luís Pontes, elogiou a iniciativa que busca estreitar o relacionamento da previdência e os municípios. “Hoje nossa conversa é sobre BPC, mas é importante outro dia falarmos sobre aposentadoria e benefícios previdenciários diversos”, sugeriu André Pontes. Ele citou que só em Santa Catarina são cerca de 35 mil requerimentos de benefícios solicitados e em torno de mil requerimentos estão há mais de seis meses em fila de espera.
Por quase quatro horas, os gestores de assistência social tirarem dúvidas desde critérios e perfil do beneficiário, até auxiliar no acesso digital do Meu INSS. Ficou alinhado com a Superintendência Regional do INSS, um novo encontro onde serão discutidas pautas em torno dos benefícios ofertados pela Previdência Social.