Você está visualizando atualmente Programa Eficiência Energética promove palestras de conscientização

Programa Eficiência Energética promove palestras de conscientização

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Orientar sobre economia de energia no ambiente de trabalho, nas suas residências e outros assuntos diversos, como entender a composição da fatura de energia elétrica, por exemplo. São algumas das informações que estão sendo repassadas à servidores públicos, alunos das escolas municipais e estaduais e comunidade em geral, através do Programa de Eficiência Energética, numa parceria do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – CISAMA e CELESC.

O Programa que tem o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores. Na segunda-feira, a palestra educativa foi ministrada em Bocaina do Sul, ontem em Painel, hoje em Urupema e na quinta e sexta em Rio Rufino e Urubici. O engenheiro eletricista da empresa Eletroblu, Ricardo Gonçalves de Souza, contratada pelo CISAMA, faz a orientação e explica inclusive, quais os eletrodomésticos maiores consumidores de energia elétrica nas residências.

“Esta palestra é uma das etapas do programa e busca conscientizar a população sobre como economizar energia. De nada adianta instalar equipamentos mais eficientes, se as pessoas não conhecem e não colaboram para a eficiência energética”, disse Ricardo de Souza.

Em Painel, o programa tem previsão de substituir 125 luminárias, atendendo assim, todo o perímetro urbano. Da mesma forma Bocaina do Sul (236 luminárias), Urubici (598 luminárias), Urupema (191 luminárias) e Rio Rufino (116 Luminárias), também estão sendo beneficiadas pelo programa. Numa etapa subsequente, o Eficiência Energética chegará a Campo Belo, Capão Alto, Palmeira e Ponte Alta.

De acordo com o engenheiro eletricista do CISAMA, Edson Pites de Liz, serão utilizadas 1.266 luminárias de LED nos cinco primeiros municípios, com o valor de investimento de R$ 1.380.382,04.

“Através dessas palestras estamos criando uma rede de difusão e conscientização da comunidade beneficiada pelo programa”, frisa Edson Pites de Liz.