Com presença de praticamente todos os prefeitos da Serra Catarinense, a Assembleia de Prefeitos da Amures no município de Palmeira, sexta-feira (15), foi uma demonstração da unidade. A predominância da pauta foram assuntos restritos ao Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – CISAMA e Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS-AMURES.
“Fiquei muito feliz e agradeço a presença dos prefeitos. Apenas o prefeito de Painel, Antônio Marcos Carvalheiro Flores não veio devido viagem que tinha previamente agendada. Todos são bem-vindos”, declarou a prefeita e presidente da Amures, Fernanda Córdova.
Apesar de um dia chuvoso, sábado mais de três mil pessoas acompanharam os shows musicais. Domingo praticamente repetiu o público e no Festival de Carnes Nobres, mesmo não estando concluído levantamento dos organizadores, cerca de 350 kg de carne, entre gado, ovelha e porco foram vendidos ao público em geral. A estimativa é de que foram servidos mais de 500 almoços, no domingo.
A rainha das comemorações ao 27º Aniversário de Palmeira, Eduarda Souza, 1º princesa Larissa Sandri e 2º princesa Natália Floriani, recepcionaram os prefeitos e o público em geral. Nas discussões da Assembleia de Prefeitos, a pauta do CISAMA ficou em torno da contratação conjunta dos municípios sobre os Planos Diretores e dentre outros assuntos, convênio de cooperação com o Grupamento Aéreo.
A pauta do Consórcio de Saúde, foi apresentado um panorama da situação da compra de serviços represados com recursos da deputada Carmen Zanotto. Como vice-presidente da Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Santa Catarina – ACISSC, o prefeito de Rio Rufino Erlon Tancredo Costa, falou dos R$ 30 milhões que o Estado repassará aos Consórcios de Saúde do Estado.
“Esses recursos serão distribuídos conforme produção de serviços de 2021 de cada consórcio, e no caso do CIS- AMURES, deveremos receber R$ 1.9 milhão, entre setembro e outubro próximo”, informou o prefeito.
O prefeito de Lages, Antônio Ceron presenteou aos prefeitos com os volumes do livro Continente das Lajens, do escritor e historiador Licurgo Costa. E fez um relato da viagem que fez a Brasília com uma comitiva de empresários para participar da audiência que tratou da operação realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) na região da Coxilha Rica, em que se consideram integrantes do Bioma Mata Atlântica, as florestais, os campos de altitude.