O Balcão Cidadão, departamento da Prefeitura de Lages, está em novo endereço. Os atendimentos à população que até então eram realizados na estrutura localizada na rua Zeca Neves, próximo ao Parque Jonas Ramos (Tanque), a partir de agora são ofertados junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na rua Manoel Thiago de Castro, nº: 258, Centro, próximo à Igreja Santa Cruz.
Entre os serviços gratuitos disponibilizados à comunidade pelo Balcão Cidadão estão os seguintes:
– Carteira de Identidade;
– Carteira de Trabalho Digital;
– Seguro-desemprego (pela Carteira de Trabalho Digital);
– Cadastro de Pessoa Física (CPF) – (primeira e segunda vias e situação cadastral);
– Casamento comunitário (inscrições);
– Cadastro Único (CadÚnico) – (impressão de inscrição);
– Alistamento militar online pela conta virtual do Governo Federal (gov.br);
– Certidão negativa de débitos municipais para pessoa física;
– Certidão de antecedentes criminais pelo Fórum Nereu Ramos/Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e Polícia Federal;
– Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) – (cadastro, atualização e impressão);
– Credencial de estacionamento para idoso (a) e pessoa com deficiência física, e
– Isenção de taxa de Certidão de Nascimento e/ou Casamento ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Títulos de Documentos de Lages para pessoas de baixa renda
“O Balcão Cidadão promove um trabalho de suma importância para a comunidade e, a partir de agora, estes serviços se somam aos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo”, destaca o responsável pela pasta, secretário Álvaro Joinha Mondadori.
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O contato pode ser realizado pelos telefones 3224-0600 e 3224-0700. Outra opção é o e-mail: balcaocidadao@lages.sc.gov.br.
Por Flávio Fernandes