Em visita técnica essa semana à cidade de Timbó para conhecer a Rota de Cicloturismo do Vale Europeu, a comitiva da Serra Catarinense formada por prefeitos e gestores de turismo, conheceu a estrutura do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Eles foram recebidos pelo diretor executivo, Fernando Tomaselli, ex-prefeito de Rio dos Cedros por dois mandatos.
Parceiro do circuito de Cicloturismo, o CIMVI ajudou na implantar o percurso de sete dias com mais de 300 km que passa por estradas de terra e calçamento nas áreas rurais e urbanas. O percureso é autoguiado, sinalizado com setas amarelas, placas orientativas e navegação em GPS, sendo o primeiro Circuito Organizado e Planejado para Cicloturismo no Brasil.
A presidente da Amures, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova e o prefeito de Bocaina do Sul, João Della Justina agradeceram em nome da Amures, a receptividade do CIMVI. O circuito apresentado apresenta graus de dificuldades de 1 a 5 e é recomendado para quem pratica o pedal. O roteiro com opcionais possuí 330 Km, a média a ser percorrida em 7 dias é de 40 a 50 km.
O circuito está profissionalizado e operadoras credenciadas e estruturadas disponibilizam pacotes prontos com reserva de hospedagens, alimentação, aluguel de bikes, transfer de aeroporto, contratos de carro para bagagem ou carro apoio durante pedal. A partir dessas informações é que se pretende implantar em nove municípios da Amures, a Rota de Cicloturismo da Serra Catarinense.