O Mutirão de Castrações de cães e gatos organizado pela Prefeitura de Lages em parceria com clínicas veterinárias e com recursos provenientes de emenda parlamentar (deputado estadual) teve mais uma etapa realizada nesta quinta-feira (18 de agosto). Ao todo foram sete dias de atendimento, em três diferentes clínicas e no ônibus equipado com salas cirúrgicas instalado no Parque Conta Dinheiro.
Nesses sete dias, foram realizadas mais de 600 castrações, sendo 222 somente nesta quinta-feira (18). O atendimento contemplou pessoas de baixa renda, cadastradas em programas de Assistência Social, tutores de cães e gatos sem raças definidas.
A gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), veterinária Juliana Bayer Sens, explica que uma vez encerrado o mutirão, as castrações de cães e gatos continuarão sendo feitas exclusivamente no Centro de Zoonoses de Lages, atendendo-se os cadastros prévios feitos diretamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Atualmente, são 150 cadastros já efetuados, porém eles continuam sendo feitos, diariamente, e o atendimento seguirá essa lista. As pessoas interessadas poderão obter informações através do telefone do Centro de Zoonoses (3251 7975), de segunda a sexta-feira, no período das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas”, explica a veterinária.
Neste ano, já foram castrados mais de 1.800 cães e gatos, no Centro de Zoonoses. O mutirão de castrações é organizado conjuntamente pelas Secretarias Municipais de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Saúde e Agricultura e Pesca.
Por Iran Rosa de Moraes