O Programa da Educação Fiscal e Cidadania é uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação, da Prefeitura de Lages, em parceria com a Receita Federal do Brasil. Ao longo de 10 anos de existência do programa, as atividades realizadas pelas crianças, estudantes e professores já recebeu destaque nacional e estadual recebendo diversos prêmios, fazendo com que o Sistema Público Municipal de Ensino de Lages se tornasse referência para outros municípios brasileiros.
Desde 2020, uma das ações desenvolvidas pela Educação Fiscal ao longo do ano letivo é a realização do concurso de curta-metragem. Essa atividade mobiliza as unidades de ensino e instituições parceiras na produção de obras audiovisuais, nos gêneros de animação, documentário e ficção.
Podem participar da edição deste ano, crianças e estudantes de todas as etapas e modalidades da educação básica, regularmente matriculados no Sistema Municipal de Educação de Lages e também das instituições parceiras: a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a APAS (Associação de Pais e Amigos dos Surdos) e também a ADEVIPS (Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano). Cada participante poderá inscrever uma obra audiovisual de curta-metragem, e o professor poderá ser o orientador de mais de um curta.
As inscrições da terceira edição abriram no dia 15 de agosto de 2022 e podem ser realizadas diretamente no setor de protocolo da Secretaria Municipal da Educação de Lages, localizada na Avenida Papa João XXIII, 1115, bairro Petrópolis. No ato da inscrição, o professor responsável receberá um pen-drive, que será utilizado para armazenamento da produção audiovisual. O prazo para envio dos trabalhos para o concurso se encerra no dia 21 de outubro.
“O concurso de curta-metragem movimenta não somente as crianças e estudantes, mas todas as famílias que se envolvem na produção dos vídeos sobre as temáticas trabalhadas pelo Programa da Educação Fiscal”, comenta a secretária da educação, professora Ivana Michaltchuk.
Os curtas-metragens serão divididos em categorias, sendo elas: Categoria 1 – Crianças da Educação Infantil; Categoria 2 – Estudantes do 1º e 2º ano – Ensino Fundamental; Categoria 3 – Estudantes do 3º e 5º ano – Ensino Fundamental; Categoria 4 – Estudantes do 6º ao 9º ano – Ensino Fundamental e Ensino Médio (Escola Itinerante); Categoria 5 – Modalidade da Educação do Campo e Categoria 6 – Modalidade da Educação Especial.
Serão premiados o primeiro e o segundo lugar de cada categoria, o anúncio dos vencedores bem como, a entrega dos prêmios acontecerá nas atividades do V Seminário Regional de Educação Fiscal no mês de novembro.
Gustavo Cezar Waltrick