Você está visualizando atualmente Secretaria de Saúde de Campo Belo do Sul alerta sobre aumento da população de roedores transmissores de Hantavirose e Leptospirose na região

Secretaria de Saúde de Campo Belo do Sul alerta sobre aumento da população de roedores transmissores de Hantavirose e Leptospirose na região

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

O aumento dos roedores silvestres (Akodon sp e Oligoryzomys sp) é chamado de “ratada” recentemente, observou-se no município de Urubici, na Serra Catarinense, essa situação pode estar relacionada a floração da taquara Cará.

A hantavirose é uma zoonose viral aguda, a infecção em humanos se torna Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus, os hantavírus tem com reservatórios naturais alguns roedores silvestres de pelagem amarelada, cor terra e acinzentado, que podem eliminar o vírus pela urina, saliva e fezes transmitindo aos humanos através das vias aéreas por poeira ou ambiente contaminado.

Na fase inicial, a hantavirose apresenta febre, mialgia, dor nas articulações, dor de cabeça, dor lombar, dor abdominal e sintomas gastrointestinais (náuseas, vômitos e diarreia). Esse quadro dura cerca de 1 a 6 dias, podendo prolongar-se por até 15 dias, porém se apresentar forma grave pode levar a morte em até 72h, apresenta uma letalidade alta no estado cerca de 60% dos casos.

Já a Leptospirose, é uma doença grave causada por uma bactéria (Leptospira) presente, principalmente, na urina dos ratos e camundongos e também em cães e animais de produção, podendo contaminar as águas e o solo em situações de enchentes, a bactéria entra no corpo pela pele, se houver algum arranhão ou ferimento ou exposição prolongada na água contaminada, os sintomas são febre dor de cabeça, dores pelo corpo, panturrilhas e pode ocorrer coloração amarelada da pele e da mucosa.

Para evitar a proliferação dos roedores, roçar e limpar o terreno em volta da casa, dar destino adequado aos entulhos, manter galpões e locais que armazenam grãos e rações arejados e borrifar com o hipoclorito a 25% diluído pelo menos 1 hora antes da limpeza.

Importante: ao ter contato com roedores ou vestígios deles e vier apresentar sintomas sugestivos de leptospirose ou Hantavirose procurar atendimento médico, não tocar no animal pois até mesmo no toque pode transmitir as doenças e sempre fazer uso de EPIS reforçar os cuidados com as crianças.

Por Assessoria de Imprensa de Campo Belo do Sul