Você está visualizando atualmente Presidente da Amures lamenta morte de Jair Philipi

Presidente da Amures lamenta morte de Jair Philipi

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Ex-presidente da Amures e ex-prefeito de Bom Retiro, morreu na manhã de domingo (18), aos 90 anos, o industrial Jair Philipi. Reconhecido como exemplo no meio empresarial catarinense e brasileiro, Jair Philipe deixa um exemplo de persistência, superação e visão empresarial.
Ele presidiu a Associação dos Municípios da Região Serrana – Amures, de 08 abril de 1974 a 12 março de1976. Foi o quinto prefeito a comandar a entidade e chegou a ser condecorado com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, concedida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina – Fiesc, em 2009. Ele também participou da série Histórias da Indústria.
A presidente da Amures, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova lamentou a morte de Jair Philipi e observou que a semente plantada pelos precursores da Amures continua hoje, a crescer e dar frutos. “Temos uma associação de municípios forte e unida graças ao trabalho de pessoas como Jair Philipi, que são exemplo para Santa Catarina. Obrigado a esse empresário, por tudo que fez em prol da Serra Catarinense”, agradeceu Fernanda Córdova.
O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, ao lamentar a morte do empresário e destacou que foi um dos pioneiros da indústria, um empreendedor nato. “Ele foi um dos que fizeram a diferença na indústria catarinense”, afirmou.

Trajetória de Jair Philipi

Nascido em Teresópolis, no município de Aguas Mornas, terceiro de uma família de 12 filhos, ainda em sua infância mudou com a família para Lages e depois para Bom Retiro.
Aos 14 anos, teve que interromper os estudos para ajudar a mãe, quando da morte do pai. Aos poucos foi assumindo os negócios da família, compostos então, então, por duas serrarias.
Em 1961, comprou sua própria serraria. Posteriormente, ao perceber que a madeira estava se tornando escassa, diversificou os investimentos e mais de 15 empresas em ramos como construção civil, pré-moldados, postos de combustíveis, além de produção e maçã e de soja.
Sempre teve grande dedicação ao associativismo e na atividade pública. Sua incursão na política se deu em 1963, quando elegeu-se vereador em Bom Retiro. Mais tarde, se tornou prefeito do mesmo município.
Jair Philippi deixa a esposa Luiza Helena Meyer Philippi, os filhos Arno, Luciana, Fernando e Jair, e 10 netos. As cerimônias fúnebres serão realizadas no Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis.

Foto e informações Fiesc