Programado para a acontecer a partir das 14:00 desta terça-feira (04), no auditório do Mercado Público de Lages, o 2° Seminário Serra Catarinense Sustentável será um importante passo na consolidação do turismo.
Como palestrantes do seminário estão confirmados o empresário Miguel Serediuk Milano, presidente do Conselho de Turismo de Bonito (MG) e diretor executivo da Fundação o Boticário de Proteção à Natureza; a empresária Mariê Oliveira Terner Lemos, bacharel em turismo e hotelaria e o empresário José Zuquim, Ceo da Ambiental Turismo, operadora premiada e referência em atividades de responsabilidade socioambiental.
Eles abordarão temas relacionados a “Visão do Mercado quanto a Sustentabilidade na Produção Turística”. O seminário será híbrido e deve contar com participação da deputada federal reeleita Carmen Zanotto, que destinou recursos para viabilizar o programa. A coordenação do evento será da assessora de turismo da Amures Ana Vieira.
As consultoras do Sebrae Tânia Brizolla e Márcia Godinho, diretoras da Prisma Consultoria em Comunicação Marketing e Turismo, continuam com o trabalho para cadastrar e selecionar os 70 equipamentos que poderão ser inscritos no Selo Serra Sustentável.
Entre os equipamentos já cadastrados estão Restaurante Zambam de Lages; Polinize de Bom Retiro; Pousada Serra Bela de Urubici e a Eco Hospedagem de Bocaina do Sul. Os donos desses empreendimentos falarão durante o seminário, de seus cases relacionados à sustentabilidade.
A meta é certificar até dezembro 70 equipamentos. Hoje ao menos 145 estão inscritos no programa. Os que melhor se ajustarem a normativa do Selo Serra Catarinense Sustentável poderão concorrer ao Prêmio Braztoa, considerado referência nacional em turismo de sustentabilidade.