Ao menos 70 pessoas acompanharam na tarde desta terça-feira (04), o 2º Seminário Serra Catarinense Sustentável, no auditório de Mercado Público em Lages. Realizado de forma presencial e remota, o evento reuniu experiências exitosas para debater o tema sustentabilidade e mercado turístico.
A deputada federal Carmen Zanotto, autora de emenda que viabilizou o programa acompanhou a programação de Brasília, por vídeo. E falou da importância da integração do turismo para a Serra Catarinense. Elogiou a assessora de turismo da Amures, Ana Vieira pela condução do programa e recomendou que fique atenta para outras emendas parlamentares de mais recursos para ajudar a promover o turismo regional.
Dirigido para prestadores de serviços turísticos, gestores públicos do turismo e lideranças políticas do turismo, o seminário buscou evidenciar a temática da sustentabilidade, mobilizar e proporcionar um ambiente de troca experiências entre os participantes do programa.
A presidente da Amures, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova acompanhou o evento e destacou a importância da sustentabilidade no turismo, além da integração regional que o setor promove. “Cada dia mais estamos convencidos que o turismo é uma alternativa forte à economia regional e somos gratos à deputada federal Carmen Zanotto, por apoiar essas iniciativas que fortalecem o setor privado e público da Serra Catarinense”, comentou Fernanda Córdova.
Durante o seminário, empresários ligados ao mercado turístico relataram suas experiências voltadas à sustentabilidade. A consultora do Sebrae Márcia Godinho, falou do trabalho para cadastrar e selecionar os 70 equipamentos que poderão ser inscritos para receber o Selo Serra Sustentável.
Esse programa de sustentabilidade é fruto de uma parceria da Amures, Cisama, Conserra e Ministério do Turismo e busca consolidar a Serra Catarinense, como um destino turístico com sustentabilidade e responsabilidade no exercício da atividade turística, construindo um futuro melhor para as próximas gerações. Através do Sebrae está sendo realizado trabalho de campo com identificação dos equipamentos com perfil da sustentabilidade.