Em plena primavera, previsões meteorológicas indicam que os primeiros dias de novembro serão de temperaturas extremamente baixas na Serra Catarinense. O frio intenso e atípico para esta época do ano vai atingir o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte do Brasil. Aumenta a preocupação com as pessoas que vivem em situação de rua. No intuito de protegê-las do frio, a Prefeitura de Lages irá reforçar o atendimento no abrigo temporário, localizado no bairro Centenário.
O trabalho de abordagem e acolhimento é realizado pela Secretaria de Assistência Social em conjunto com a Defesa Civil Municipal. Além de contarem com uma equipe a mais para o serviço, também será aumentado de 65 para 90 o número de vagas no abrigo. “Estaremos a postos para ajudar estas pessoas que ficam tão expostas e fragilizadas nos dias de frio intenso em nossa região. O abrigo temporário sempre permaneceu com suas portas abertas para acolher quem precisar dele, mas durante os dias mais frios o trabalho será reforçado”, destaca o secretário da Assistência Social, Jean Pierre Ezequiel.
O serviço de apoio é prestado sete dias por semana, 24h por dia. O abrigo está disponível para pernoite, das 17h às 7h30. Além de uma cama com cobertas, cobertores e edredons, as pessoas acolhidas ainda recebem banho e quatro refeições diárias. Comida nutritiva para aquecer o corpo e ter energia para encarar o frio com temperaturas próximas a zero grau. Também recebem um kit higiene, com escova e creme dental, sabonete, toalha e roupas de cama. O município conta também com o serviço de Acolhimento Institucional (Acolhimento POP).
A comunidade pode ter um papel muito importante neste trabalho, ajudando as equipes a encontrar estas pessoas que estão precisando de um abrigo. Através do número de plantão (49) 98406-2980 é possível contatar a equipe da abordagem social, que prontamente se deslocará até o local.
Queda brusca de temperatura inicia na segunda-feira (31)
A queda brusca das temperaturas ocorrerá devido à passagem de uma frente fria seguida de uma forte massa de ar de origem polar. Já na segunda-feira (31 de outubro) pela manhã, o frio vai atingir o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina e, até o fim do dia, vai avançar por todo o território catarinense. Também serão afetados o Paraná, o centro-sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. A previsão indica, no início da próxima semana, queda em torno de 15°C na região Sul.
A massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim da semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3 de novembro), principalmente, nas áreas mais altas da região Sul. Não se descarta a possibilidade de neve na Serra Catarinense.
Por Aline Tives