Você está visualizando atualmente Conselho Municipal de Turismo de Lages se reúne para debater melhorias do setor na região

Conselho Municipal de Turismo de Lages se reúne para debater melhorias do setor na região

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria

Encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages com a presença de representantes do grupo
Com objetivo de elencar os principais objetivos para o fortalecimento do turismo na região, membros do Conselho Municipal de Turismo de Lages (COMTUR), se reuniram nesta terça-feira (06 de dezembro), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages.
Participaram do encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, Álvaro Joinha Mondadori; o diretor de Turismo, Henrique Beling; pela Associação Empresarial de Lages (ACIL), João Cesar Pelin; Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA), Selênio Sartori; Valdeci de Liz da Secretaria de Administração; Tibério Bianchini da Coxilha Rica Turismo Equestre e Kenia Costa da Procuradoria Geral do Município.
Entre as pautas debatidas esteve a programação e captação de eventos para a cidade de Lages, entre eles o Congresso de Pinus que acontecerá no Centro Serra no final de março de 2023. O conselheiro Cesar destacou a importância do trabalho de captação de eventos para Lages, como a participação de integrantes do conselho em feiras em diversas cidades do país, movimentando a economia da região.
Selênio Sartori, do CISAMA, destacou o projeto de Cicloturismo e o novo aplicativo que também atenderá outras áreas como 4×4, caminhadas e cavalgadas. Na oportunidade pontuou sobra a região dos lagos e da importância da Agência de Desenvolvimento Regional da Região dos Lagos (ADREL) para se aproximar das ações de políticas públicas para o setor do turismo na região, através de uma agência e que possa fomentar o receptivo em conjunto com os equipamentos turísticos existentes.
Já Tibério Bianchini ressaltou a importância de aproximar o receptivo local com os clientes da rede hoteleira, assim como os serviços de passeios à cavalo e de 4×4 na cidade de Lages.
O secretário Álvaro Joinha explanou sobre o Projeto Turismo nas Escolas, que acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com guias de turismo e atores que percorrem os principais pontos turísticos e históricos de Lages. “Tivemos ainda a experiência de levar pessoas da melhor idade e estudantes para a Coxilha Rica”. Outro ponto citado por Joinha foi o Transcatarina para Lages, no ano de 2023.
Foi consenso com o grupo que uma das principais necessidades no setor são as agências receptivas e a conexão com os equipamentos de turismo, sejam hotéis, fazendas, taxistas, motoristas por aplicativo e frentistas da cidade que formam uma cadeia de informação e orientação para os turistas.

Por Henrique Beling