Você está visualizando atualmente Grupo Especial de Inspeção em Voo realiza vistoria no aeroporto de Correia Pinto, atendendo pedido de Carmen Zanotto

Grupo Especial de Inspeção em Voo realiza vistoria no aeroporto de Correia Pinto, atendendo pedido de Carmen Zanotto

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), realizou, no sábado (11/02), um voo de homologação para obter informações sobre o desempenho do PAPI (Precision Approach Path Indicator) no aeroporto Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto. Trata-se de um auxílio visual à navegação aérea instalado na parte lateral da pista que orienta o piloto sobre a posição atual em altura em relação à rampa correta a ser mantida durante a aproximação para o pouso.

A inspeção foi agilizada, graças ao pedido realizado pela deputada federal e secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto ao comandante, do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), Tenente Coronel, Jano Ferreira dos Santos.

A busca pela manutenção dos voos regionais é uma luta dos representantes da Associação Empresarial de Lages (ACIL) e do Fórum das Entidades. Ao longo dos anos, várias reuniões e tratativas foram realizadas para que o aeroporto finalmente entrasse em funcionamento. A união de todos é fundamental para a continuidade dos voos na região.

“A vistoria é mais um passo para a homologação do PAPI, precisamos que os voos no nosso aeroporto sejam mantidos e não haja cancelamentos frequentes. Os voos diários são essenciais para o desenvolvimento da nossa região, continuarei acompanhando todo o processo e fazendo o que estiver ao meu alcance”, ressalta Carmen Zanotto.

De acordo com informações do DECEA, durante o voo, os pilotos inspetores analisaram o equipamento e verificaram se os requisitos técnico-operacionais estão sendo atendidos e, então, dar prosseguimento ao processo de homologação do PAPI. Após o voo, os dados coletados são enviados ao DECEA. A homologação do PAPI é concretizada apenas se os parâmetros captados atenderem aos requisitos técnico-operacionais.