As atividades representam um importante momento para estudos e reflexões da prática diária dos profissionais da educação. As paradas pedagógicas estão previstas no calendário escolar de 2023
A Secretaria Municipal da Educação, da Prefeitura de Lages, promoveu na quinta-feira, (16 de março), a primeira Parada Pedagógica de 2023, com a participação de todos os professores, professoras e estagiárias do Sistema Público Municipal de Educação. As atividades ocorreram nos Centros de Educação Infantil (CEIMs) e nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs).
A pauta principal foi a revisão/reorganização/readequação do Projeto Político Pedagógico (PPP), alinhamento com as Diretrizes Curriculares do Sistema Municipal da Educação de Lages (DCSMEL). Além disso, houve reflexões acerca do Plano de Gestão Democrática e das principais estratégias e desafios para 2023. Também foi discutida a Instrução Normativa 014 de 06 de janeiro de 2023, que regulamenta a estrutura administrativa e pedagógica das unidades municipais de ensino.
A diretora de Ensino da Secretaria, professora Andressa Alano Alves, explicou que as paradas pedagógicas possibilitam estudos e reflexões da prática diária dos profissionais da educação, objetivando a melhoria das práticas pedagógicas. “Esse momento possibilita a troca de experiência entre os profissionais, o que é muito importante no processo de educação escolar”, enfatiza.
Essa foi a primeira Parada Pedagógica de 2023. Ao longo do ano, serão realizadas mais três, em junho, agosto e novembro. Todas estão previstas no atual calendário letivo.
Texto e fotos: Adecir Marais