Você está visualizando atualmente <strong>PRH Canoas-Pelotas celebra dia mundial da água</strong>

PRH Canoas-Pelotas celebra dia mundial da água

Com a finalização da primeira etapa do Plano de Recursos Hídricos (PRH) que atua nos rios Canoas e afluentes catarinenses do Rio Pelotas, o dia mundial da água nesta quarta-feira (22), trará informações a respeito da qualidade e disponibilidade do recurso essencial para a vida. A programação é gratuita, aberta ao público e acontece na ACIL a partir das 14h.
O coordenador do PRH, engenheiro ambiental e hidrólogo da empresa executora, Víctor Luís Padilha, destaca que o plano é destinado para todos os consumidores de água. “Empresas, órgãos públicos e a sociedade civil, esses são os usuários de água que se beneficiam com o plano. Em 2024, quando finalizado, teremos ações de curto, médio e longo prazo, para garantir que haja disponibilidade de recursos hídricos, com qualidade e quantidade necessárias”. Além disso, o plano deve informar ações para evitar e combater estiagens, como a de 2019 até 2021, inundações e demais ações ligadas à água.
O evento contará com a participação de representantes municipais, entidades, acadêmicos, empresários, colaboradores e a comunidade em geral. Ainda na programação, uma visita ao sistema de tratamento da Semasa deve acontecer.
O estudo engloba 32 municípios da Serra Catarinense, Meio Oeste, Vale do Contestado, Planalto Sul e Alto Vale do Rio do Peixe, e neste evento, serão tratadas informações sobre os rios que abastecem 18 municípios. Dentre eles, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Petrolândia, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici, Urupema, Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, que sediará o evento, Otacílio Costa, Painel, Palmeira e São José do Cerrito.
Para os demais municípios, o evento acontece na próxima terça-feira (28), em Curitibanos, na Câmara de Vereadores.

Sobre o PRH
O desenvolvimento do plano é uma ação da HRA Engenharia e Meio Ambiente, empresa contratada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina, com supervisão do Comitê de Bacia e do Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP).