A previsão é de que até a próxima sexta-feira (31 de março) o serviço esteja concluído. Por motivo deste trabalho, o aeroporto estará fechado para atendimento durante esta semana no período da manhã. Os serviços devem voltar ao normal na próxima semana
O Aeroporto de Lages – Antônio Correia Pinto de Macedo – está passando por processo de pintura na pista de pousos e decolagens. O serviço é realizado por equipe própria da Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A máquina de pintura utilizada no serviço é da Diretoria de Trânsito.
De acordo com o diretor Aeroportuário da Secretaria de Desenvolvimento, Klaus Ramos Klinger, a pintura partiu da solicitação após a última inspeção da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, agência reguladora federal cuja responsabilidade é normatizar e supervisionar a atividade de aviação civil no Brasil.“Estamos pintando a pista de pouso e decolagens e o pátio de estacionamento das aeronaves aqui do Aeroporto Federal de Lages”, informa.
A estimativa é de que sejam utilizadas 280 latas de tinta, de 18 litros cada, para a execução da pintura completa. A previsão é de que até a próxima sexta-feira (31 de março) o serviço esteja concluído. Por motivo deste trabalho, o aeroporto estará fechado para atendimento durante esta semana no período da manhã, salvos alguns pousos de emergência. Os serviços devem voltar ao normal na próxima semana.
O aeroporto possui uma pista asfaltada de 1.532 metros de extensão, com 30 metros de largura, pátio de estacionamento com 7.800 metros quadrados, terminal de passageiros com 525 metros quadrados de área construída, dotado de sala de embarque, desembarque, saguão, posições de check-in, canal de inspeção, banheiros, dependências administrativas e amplo estacionamento. O aeroporto também dispõe de Posto de Abastecimento de Aeronaves.
Grande movimentação e salvamento de vidas
Apesar de não operar mais com linhas comerciais, o Aeroporto de Lages conta com uma média de 130 a 140 pousos e decolagens mensais. O movimento no período de abril a dezembro de 2022 totalizou 1.518 atendimentos. “Nosso principal atendimento é no pouso e decolagens de aeromédicos, que foram aproximadamente 90 neste período. Somente agora no mês de março foram sete. Atuamos também no salvamento de vidas, muitas crianças precisaram do serviço, inclusive de aviões com UTI, e por sermos muito próximos aos hospitais, o deslocamento de emergência é facilitado”, destaca Klaus.
Números dos principais pousos e decolagens em 2022:
Aeromédico – 90
Executivos – 978
Táxi Aéreo – 38
Transporte de Valores – 22
Escolas de Aviação- 364
Militar – 26
Texto: Aline Tives
Fotos: Toninho Vieira