A Feira do Peixe Vivo é uma realização da Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, com a participação da Associação de Piscicultores, e apoio da Epagri, Cidasc e Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV)
Com uma grande procura por parte dos consumidores, a Feira do Peixe Vivo abriu na manhã desta quarta-feira (5 de abril), em Lages, em dois locais, no Mercado Público Municipal (rua lateral) e no estacionamento do Ginásio Ivo Silveira/Estádio Vidal Ramos Júnior.
No Mercado Público, já a partir das 8 horas, os peixes começaram a ser vendidos por piscicultores associados das localidades de Santa Terezinha do Salto e Bocaina do Sul. Estão à venda, neste local, carpa, jundiá, traíra e tilápia.
O piscicultor Alex Schumacker, que tem açudes de peixes em Lages e Bocaina do Sul, trouxe para a feira cerca de 400 quilos de jundiás. “Estaremos vendendo o peixe nesta quarta-feira e na quinta-feira, e na sexta-feira estaremos aqui só, ainda, se sobrar peixe para a venda. Mas é bem provável que o estoque termine já na quinta-feira. Portanto, quem pretende comprar o peixe vivo que venha hoje (quarta) ou amanhã (quinta), senão poderá ficar sem o produto”, aconselha o piscicultor.
Outro piscicultor presente no Mercado Público, nesta feira, é o senhor Célio Cesar Branco. “Estamos hoje aqui com 360 quilos de peixe: carpa, traíra e tilápia. Amanhã teremos mais peixes à venda”, disse ele.
Para o servidor público, Galeno Antunes, a compra do peixe vivo é algo que não se encontra fácil todos os dias. “O preço é compensador, mas o que mais vale nesta compra é que estamos adquirindo um peixe fresquinho”, disse Galeno.
A Feira do Peixe Vivo é uma realização da Prefeitura do Município de Lages, por meio da secretaria de Agricultura e Pesca, com a participação da Associação de Piscicultores, e apoio da Epagri, Cidasc e Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
Dias, Locais e Horários da Feira –
Tanto no Mercado Público Municipal como no estacionamento do Ginásio Ivo Silveira/Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior os dias e horário da feira são os seguintes: (dias 5 e 6 de abril – das 8 horas às 17 horas; dia 7 de abril – das 8 horas às 11horas).
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho