Tipo raro de pessoa nos dias de hoje, Osvando Uncini deixou um testamento aos que ficaram. Suas ações de vida pessoal, profissional e política, inspiraram outros a sonharem. Assim pode ser definida a passagem nesta vida, do produtor rural, empresário e líder, Osvaldo Uncini, morto em acidente no final da tarde desta quarta-feira, 31 de maio.
Morreu colhendo. Morreu num campo de cultivo. Deu seu último suspiro, olhando para a plantação de soja, e a terra, sua matéria-prima da transformação da vida. Em seu leito de morte, Uncini nos deixa mais uma mensagem, a vida segue, como as lavouras por ele cultivadas.
Os prefeitos da Serra Catarinense lamentam profundamente a morte de Osvaldo Uncini. O prefeito de São Joaquim, presidente da Amures Giovani Nunes, se solidariza com a família em nome dos 18 municípios. E agradecem a pessoa que foi Osvaldo Uncini, pioneiro do agronegócio e um autêntico revolucionário da agricultura.
As sementes plantadas por Osvaldo Uncini criam um legado, que inspiram outros a novos desafios, a continuar lutando pelo desenvolvimento da Serra Catarinense.
Sua trajetória
Osvaldo Uncini foi vereador e presidente da Câmara de Lages. Foi casado com Terezinha Manfroi e deixa dois filhos: Isabel Cristina e Paulo Roberto.
Nascido em 8 de janeiro de 1945, Osvaldo Uncini é natural de Passo Fundo (RS). Filho de agricultores, passou a infância e a adolescência na cidade gaúcha de Mato Castelhano. Veio para Lages aos 17 anos e sua primeira ocupação foi como motorista, a qual exerceu até 1969.
A partir daí se dedicou à agricultura, sendo pioneiro no cultivo de arroz irrigado na região, além de plantar trigo e soja, tornando-se um dos maiores produtores de grãos da Serra Catarinense.
Ingressou na vida política nos anos 1980, como membro do Partido da Frente Liberal (PFL). Foi eleito vereador na 11ª (1989-1992) e na 12ª Legislatura (1993-1996) da Câmara de Lages, ocupando a presidência do Legislativo entre janeiro e agosto de 1995. Foi idealizador da Escola Itinerante e um grande defensor da área rural. Uncini também foi presidente da Cooperativa Agropecuária do Planalto Serrano (Cooperplan), secretário municipal de Agricultura e secretário de Desenvolvimento Regional (SDR) em Lages.
Em 7 de dezembro de 2010, Osvaldo Uncini, conhecido pelos amigos como Tajabeco, foi agraciado com o título de Cidadão Lageano. Na ocasião, demonstrou seu amor pela cidade que escolheu viver. “Lages é a minha pérola. Algo bonito e valioso com a qual se presenteia alguém que queira bem. Estimo acima de tudo o carinho e a simpatia da gente lageana, uma impressão que aumenta a cada conversa, a cada visita, a cada momento que vivo aqui. Se pátria é onde vivemos bem, Lages é a minha pátria”, declarou.