O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) bateu um recorde de inscrições em sua 10ª edição. A iniciativa realizada pelo Sebrae para reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira teve a marca histórica de 1.899 trabalhos inscritos, o que representa um crescimento de 65% em comparação com o volume registrado na última edição, em 2022.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a adesão dos jornalistas ao Prêmio confirma o crescente interesse dos veículos de comunicação do país pelos temas do empreendedorismo. “A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil com o apoio do Sebrae, já havia apontado para o fato de que somos um dos países mais empreendedores do mundo. Cerca de 60% dos brasileiros em idade economicamente ativa têm o desejo de serem donos da própria empresa”, comenta. “Nada mais natural que os profissionais dos mais diferentes veículos de comunicação estivessem atentos a esse fenômeno. O nosso papel, no Sebrae, é estimular e contribuir com uma cobertura cada vez mais qualificada”, acrescenta Décio Lima.
O tema central da 10ª edição do PSJ é “a contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. A iniciativa contempla conteúdos que abordam temáticas relacionadas à atividade empreendedora no Brasil, como inovação, digitalização, acesso a crédito, startups, entre outros.
Além das quatro categorias tradicionais (Texto, Áudio, Vídeo e Foto), este ano haverá uma premiação especial voltada ao tema “Empreendedorismo Social”, além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo (escolhido entre os vencedores nacionais de cada categoria). Os ganhadores receberão equipamentos de trabalho (notebook e/ou celular de última geração).
Inscrições por categoria
Texto – 834
Áudio – 205
Vídeo – 682
Fotografia – 178
Por Assessoria de Imprensa