A ação faz parte do projeto Arboriza Lages, com plantio de mudas em vários pontos do perímetro urbano. No último sábado foram plantadas cem árvores no canteiro central da avenida Presidente Vargas
Logo nas primeiras horas desta quinta-feira (22), técnicos da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente aproveitaram a terra molhada pós chuva e os raios solares que surgiram em meio às nuvens para o plantio de cerca de 200 mudas de árvores nativas em um trecho da avenida Ponte Grande, no bairro Várzea.
Trata-se de uma área de recuperação ambiental, localizada próximo ao condomínio Gralha Azul, construído para abrigar as famílias remanejadas das margens do rio Ponte Grande, durante as obras do complexo da avenida. Foram plantadas mudas das espécies Aroeira Pimenta, Araçá, Ingá e Uvaia, cultivadas no Horto Municipal.
O plantio de árvores na área urbana faz parte do projeto Arboriza Lages, coordenado por professores do curso de Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente auxilia no plantio, tutoramento das mudas, adubação e cuidado após o plantio, sob a responsabilidade e análise técnica do engenheiro agrônomo da Secretaria, Vitor Birck. “Cada ponto da cidade recebe árvores de acordo com sua adaptação e espaço. Por isso o plantio precisa ser muito bem analisado”, pondera o engenheiro.
Já foram realizadas várias ações como esta em regiões diferentes da cidade, como na avenida Camões, na Praça Antônio Macedo e nos canteiros junto ao Monumento aos Imigrantes, na rótula do bairro Coral. No último sábado (17) o canteiro central da avenida Presidente Vargas recebeu cem mudas de espécies como a Pata de Vaca, Chau-Chau, Angico, Tarumã, Guabiju, entre outras. Nos próximos dias está previsto o plantio de outras mudas no Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto.
Texto: Aline Tives
Fotos: Toninho Vieira