Mais de 60 pessoas pré-candidatas à Conselheiro Tutelar de seis municípios da Serra Catarinense participaram semana passada, num dos auditórios da Uniplac, de uma capacitação técnica específica ao cumprimento das normativas e leis do Estatuto da Criança e do Adolescente. (ECA). A assessora de assistência social da Amures, Ana Paula Couto, organizou o evento que terá como próxima etapa uma prova.
O treinamento iniciou pela manhã e se estendeu até final da tarde, tendo como ministrante Danielle Spezim dos Santos, doutora em Direito com larga experiência em formações, assessorias e consultorias em Direitos e Garantias Fundamentais. “A partir dessa capacitação essas pessoas estão aptas a disputar as provas para Conselheiros Tutelares em seus municípios, de acordo com cada edital”, explica Ana Couto.
Somente os concorrentes aprovados nas provas, poderão participar da eleição para Conselheiro Tutelar programada para primeiro de outubro desse ano. Ao todo serão eleitos cinco titulares e cinco suplentes por município. A capacitação voltada a esse processo eleitoral foi voltada apenas aos municípios de Bom Retiro, Rio Rufino, Painel, Palmeira, Bocaina do Sul e Ponte Alta.