Você está visualizando atualmente Secretarias de Saúde e Educação Unem Forças para Planejar Atendimentos e Ações nas Escolas

Secretarias de Saúde e Educação Unem Forças para Planejar Atendimentos e Ações nas Escolas

Representantes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação se reuniram em um encontro estratégico visando aprimorar os serviços de atendimento e desenvolver ações conjuntas. A iniciativa busca fortalecer o Programa Saúde na Escola (PSE), que desde o ano passado tem sido implementado com sucesso, com adesão prevista para o período de 2023 a 2024.

O Programa Saúde na Escola (PSE) destaca-se como uma abrangente estratégia de integração, voltada para a cidadania e aperfeiçoamento das políticas públicas no Brasil. O pacto de compromisso firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde e Ministério da Saúde, foi concebido para alinhar ações e metas em prol do bem-estar da comunidade escolar.

No âmbito das ações do Programa Saúde na Escola, a cidade de Campo Belo do Sul destaca-se por um conjunto diversificado de iniciativas. Tais ações são direcionadas como a saúde bucal, a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade, além de saúde ambiental e situação vacinal. A promoção da atividade física, a prevenção de violência e acidentes, saúde ocular, saúde sexual e reprodutiva e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis também integram o escopo do programa.

Ademais, o PSE engloba a promoção de valores como a cultura de paz e direitos humanos, juntamente com ações de prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas. A prevenção de doenças negligenciadas, a saúde auditiva e medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 nas escolas completam a abrangente abordagem do programa.

Segundo Adriana de Oliveira, Secretária da Saúde, os frutos a médio e longo prazo serão produtivos, já que crianças e adolescentes têm o poder de influenciar mudanças nos pais. Os gráficos da semana anterior evidenciaram resultados máximos, reflexo do esforço conjunto da equipe.

A Prefeita Claudiane Varela Pucci destaca que o programa não apenas melhora saúde e educação, mas também une a comunidade. “Estamos moldando um ambiente saudável para nossas crianças e adolescentes, impactando o presente e preparando um futuro promissor”, afirma Claudiane