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Ouvidorias das prefeituras e Câmaras de Vereadores recebem capacitação

Orientar as ouvidorias dos municípios para incentivar o cidadão a usar esse canal e participar ativamente das ações e decisões dos municípios. É o objetivo da capacitação que iniciou na manhã desta quinta-feira (05), no auditório da Amures.
Sob a coordenação do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), com participação da Controladoria Geral da União (CGU), o treinamento busca traçar um diagnóstico da real situação, tirar dúvidas e criar soluções para que o cidadão tenha plena acesso às ouvidorias.
“A sociedade é pagadora dos impostos e tem pleno direito de participar ativamente para melhorar a prestação dos serviços públicos”, disse o diretor de Ouvidoria do TCE-SC, Paulo César Salum. Segundo ele, o cidadão tem todo direito à crítica, reclamação, sugestão ou denúncia através da ouvidoria, para melhoria dos serviços públicos.
O público alvo da capacitação, são os ouvidores e demais servidores de ouvidorias municipais do poder Executivo e Legislativo. O foco é mostrar que as ouvidorias são o principal canal de interação entre o cidadão e a instituição pública.
É meta do TCE-SC estabelecer um padrão dos portais de transparência dos municípios e facilitar assim, o acesso às informações ao cidadão. Dessa forma serão criadas estratégias perante os desafios para uma ouvidoria mais eficiente. A auditora federal de finanças e controle da CGU, Rosemary Zucareli, disse que fomentar as ouvidorias é um desafio.
“A ouvidoria é o principal canal de proteção ao serviço público, mas tem de estar capacitada e devidamente planejada para exercer suas funções. Estamos aqui para auxiliar as ouvidorias e temos de trabalhar em parceria com o cidadão”, declarou Rosemary Zucareli.
Também participa da capacitação o auditor federal de finanças e controle federal, Frederico Ozanam Brandão Oliveira. A capacitação é inédita e busca acima de tudo, propiciar conhecimento e aprimorar o diagnóstico e soluções conjuntas para melhorias das ouvidorias e estratégias perante os desafios para um serviço eficiente.

Fotos: Guto Kuerten