O presidente da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos – Adrel, prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva participou nesta terça-feira (07), do Seminário de Turismo e Economia Náutica de Rio dos Cedros, no Vale Europeu. Evento que atraiu participantes de várias regiões do Estado, teve palestra do medalhista olímpico e campeão nacional de Vela, Lars Grael.
O seminário na capela São Sebastião, estrada da barragem Rio Bonito, foi uma parceria da prefeitura de Rio dos Cedros e o Sebrae. O objetivo foi fomentar o potencial turístico da região dos lagos daquele município. O primeiro painel foi sobre Economia Náutica e Oportunidades de Mercado para marinas, clubes, charters, esportes e eventos. A abordagem foi do diretor de esporte e náutica do Joinville Iate Clube, Gerson Beckert e do velejador, empreendedor do setor náutico e instrutor de vela em Florianópolis, Eduardo Pires (Pirão).
O prefeito de Rio dos Cedros Jorge Luiz Stolf, foi o mediador do painel de abertura e falou da importância de desenvolver o turismo náutico. Em seguida foi abordado o painel sobre Estratégias de Desenvolvimento do Turismo Náutico com o coordenador do Projeto Centro+4D, da prefeitura de Porto Alegre, Glênio Bohrer. Como mediador, o analista técnico e gestor de projetos do Sebrae, Vagner Moreno.
No encerramento houve a palestra intitulada “Viver é como Velejar!”, de Lars Grael. Ele falou de suas experiências de vida e interagiu com a plateia. Da Serra Catarinense estavam no evento empresários e representantes dos municípios de Lages, Cerro Negro, Capão Alto, Bocaina do Sul, além de Pinhal da Serra (RS).
A diretora executiva da Adrel, Elisa Lima e o secretário executivo da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina – Amplasc, Luciano Angonese, representaram os demais municípios da Agência dos Lagos e colheram informações para em 2025, realizar um evento com foco no desenvolvimento do turismo náutico na Serra Catarinense.
“Essa parceria entre setor público e privado é o caminho para fortalecer a relação e fazer com que além de energia elétrica, os lagos sejam um fator de desenvolvimento turístico”, comentou o prefeito João Cidinei. Ele citou inclusive, que um levantamento técnico será realizado em breve no entorno do lago de Barra Grande para atrair empreendedores e fomentar o turismo na região.