Você está visualizando atualmente Amures apoia pesquisa do curso de Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Urupema

Amures apoia pesquisa do curso de Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Urupema

Produto de um grupo de acadêmicos do curso de Tecnologia em Viticultura e Enologia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de Urupema, a Rota Enoturística de Santa Catarina foi apresentada semana passada, à assessora de turismo da Amures, Ana Vieira. Desenvolvida dentro da unidade curricular de Atividade de Extensão, a Rota possui um mapa interativo com as coordenadas geográficas de localização e informações sobre serviços e atrativos oferecidos pelas 46 propriedades vitivinícolas do estado.
O fomento da Atividade de Pesquisa e Extensão é um dos pilares de atuação do IFSC. Os projetos são desenvolvidos e implementados pelos acadêmicos sob a coordenação dos professores ministrantes da disciplina.
Os acadêmicos Angelo Rorato, Bruno de Almeida Cruz, Diogo da Cruz, Fernanda Cristina Moser, João Carlos Maiolo, José Carlos Correa Neves, Leonam da Torre e Sâmia Haddock Lobo, da sexta fase desenvolveram a Rota Enoturística sob a coordenação das professoras Raquel Franciscatti e Cris Rota. Maria Rita Werner, Marisete dos Santos Mota, Julinho Antônio de Melo e João Guilherme Mathias, da quarta fase foram a campo e desenvolveram o Catálogo de Variedades, com 28 diferentes cepas, pertencentes à Indicação de Procedência, sob a coordenação dos professores Ana Paula Lopes e Pedro Rates Vieira.
Pelo que explicou Ana Paula Lopes, a Rota Enoturística compreende não apenas vinícolas, mas também unidades produtoras e de processamento da uva, derivados e produtos regionais.
A pesquisa que resultou na Rota Enoturística, objetivou promover, especialmente, o exercício da prática do curso. “Foi um ano de muita pesquisa e trabalho de campo. Essa pesquisa ainda terá outros desdobramentos, porque o curso de Viticultura e Enologia é dinâmico”, citou a acadêmica Maria Rita Werner. O trabalho de divulgação da Rota já foi iniciado, por meio das visitas ás Secretarias de Turismo dos municípios e demais instituições relacionadas ao segmento. Através da elaboração de um folder com o mapa indicando a localização dos 46 empreendimentos e um QRCode que direciona diretamente para o Blog com as informações detalhadas das empresas, pretende-se reunir e facilitar o acesso às informações e aos tipos de serviços prestados.
A partir desse trabalho acadêmico, a expectativa é a criação de um aplicativo, como forma de fomentar negócios e a atividade enoturística. A assessora de turismo da Amures elogiou a iniciativa acadêmica e disse ser uma grande contribuição para desenvolver o turismo.
“A pesquisa se estendeu pelo Vale da Uva Goethe, Serra Catarinense e Alto Vale do Rio do Peixe, e certamente, vai ajudar a consolidar esse produto tão importante para a economia dessas regiões. Somos parceiros e estamos à disposição para somar nesse projeto”, reiterou Ana Vieira.
Pelo relato dos acadêmicos, a receptividade nas visitas a campo foi muito acolhedora. E a Rota, poderá certamente fortalecer os elos em torno da Viticultura, que é a ciência que estuda a produção da uva e seus derivados, assim como Enologia é a área dos processos que envolvem a produção do vinho.