O retorno dos professores aconteceu nesta quinta-feira (1°), quando inicia a organização das escolas para receber os alunos. A volta às aulas para as mais de 16 mil crianças e estudantes matriculados nas escolas municipais será na próxima terça-feira (6)
Às vésperas do início do ano letivo de 2024, a Secretaria Municipal de Educação de Lages realizou, nesta quarta-feira (31), a tradicional reunião de volta às aulas com os diretores das 123 unidades escolares do Sistema Público Municipal de Educação. Com foco na apresentação de diretrizes e projetos para este ano, o encontro realizado no auditório do Senai contou com a presença da secretária da Educação, Ivana Michaltchuck.
O retorno para todos os professores, efetivos e contratados, aconteceu nesta quinta-feira (1°), quando inicia a organização das escolas para receber os alunos, com alinhamentos, orientações aos pais e encaminhamentos necessários em cada unidade. Um total de 1.660 professores iniciaram os trabalhos. Destes, 80 foram chamados a partir do concurso público da área da educação, realizado pela Prefeitura de Lages no ano passado.
Os professores participarão de uma palestra com o tema “A escola transformadora: cuidado, empatia e afeto na educação”, que será transmitida pelo canal da Undime no Youtube, nesta sexta-feira (2), a partir das 17h.
A volta às aulas para as mais de 16 mil crianças e estudantes matriculados nas escolas municipais será na próxima terça-feira (6), em todas as unidades, tanto da educação infantil, ensino fundamental e escolas itinerantes. “O início de mais um ano letivo é, com toda certeza, um recomeço repleto de muitas expectativas positivas. O acolhimento neste retorno é marca registrada desta administração. Receber com alegria, cuidado e planejamento pedagógico é a nossa meta de trabalho que se renova a cada início de ano letivo. As nossas unidades de ensino municipais estão abertas e preparadas para receber os professores e professoras, as nossas crianças e estudantes e todos os servidores públicos disponíveis para bem atender a comunidade”, declara a secretária Ivana.
Desde o mês de janeiro, a Secretaria de Educação trabalha nas revitalizações necessárias, pequenas reformas e adequações nos espaços, a fim de assegurar a qualidade do atendimento. “Nossa expectativa é seguir aprimorando nosso processo de qualidade na educação. Para isso contamos com nossa equipe de professores e professoras, que já estão a postos desde o dia de hoje para atender a comunidade nas unidades de ensino”, finaliza a secretária.
Como se preparar para o fim das férias?
As férias chegaram ao fim e o retorno às aulas sempre geram grandes expectativas, tanto aos pais que precisam deixar tudo pronto para esta reinserção ao mundo escolar após algumas semanas de pausa, desde a compra do material escolar, a reorganização da rotina, novos horários, planejamento sobre alimentação e tudo mais que seja necessário. Para as crianças, após um tempo de diversão e porque não alguns momentos de tédio longe dos amigos e das brincadeiras na escola, o retorno à escola também traz um misto de emoções, como ansiedade, expectativa com os novos colegas e professores.
Tudo isso precisa de um tempo de adaptação, principalmente quando se trata de crianças menores, ou que estão indo pela primeira vez para a escola. Algumas dicas aos pais podem ajudar neste processo, importante para toda a família e que podem tornar este momento mais agradável.
Organize o material escolar:
Separe o material escolar e o organize em algum espaço destinado para ele, pode ser uma gaveta, prateleira, armário ou um local reservado para isso. Enfim, coloque em ordem tudo aquilo que irá ser utilizado no próximo dia.
No dia anterior ao início das aulas, arrume a mochila com tudo que você irá precisar, assim há menos riscos de chegar atrasado e você pode acordar com mais calma.
Planeje a rotina:
Inicie o planejamento da sua rotina semanal. Pode usar uma agenda ou até mesmo o celular. Atualize o seu calendário com todas as atividades que você irá realizar no semestre, assim você já se organiza com antecedência.
Lembre-se de ajustar o sono:
Tudo precisa se reajustar, inclusive a rotina de sono. Nas férias, temos a tendência de dormir mais tarde e não ter hora para acordar. Quando voltamos ao estudo, se torna necessário priorizar os horários para que o corpo e a mente possam entrar em sintonia para se dedicar aos aprendizados da rotina escolar.
Prepare tudo e faça um checklist:
Separe todo o material que precisa, confira se tudo está à mão ou se ainda tem algo a ser comprado. Veja se é possível reaproveitar algum item utilizado no semestre anterior. Enfim, se certifique que tudo está em ordem para o semestre escolar.
Comece a estabelecer o seu cronograma de estudos:
Definir uma rotina de estudos organizada faz toda a diferença na aprendizagem. Estabelecer quais matérias estudar, por quanto tempo e em cada dia e horário auxilia numa melhor aprendizagem do conteúdo passado em sala de aula.
Texto: Aline Tives
Foto: Divulgação