Você está visualizando atualmente Entidades iniciam debate pelo Plano de Trabalho do Campo Experimental de Piscicultura

Entidades iniciam debate pelo Plano de Trabalho do Campo Experimental de Piscicultura

Em processo de cessão de uso para o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), o Campo Experimental de Piscicultura da Serra Catarinense (Cepisc), em Painel, foi palco de reunião na tarde desta segunda-feira (06) para tratar sobre o Plano de Gestão do local. Entidades públicas e privadas participaram do encontro.

A discussão foi conduzida pelo diretor executivo do Cisama, Selênio Sartori e pelo secretário executivo da Amures, Walter Manfroi. Cada entidade pôde se manifestar sobre a importância do campo experimental no fomento à piscicultura e o turismo. “Este espaço tem de ser sustentável economicamente, sem gerar ônus aos municípios com espaço aberto para atender ao público, como escolas e comunidade em geral”, citou Manfroi.

A retomada da produção de alevinos e peixes para repovoar rios da região, deverá ser a principal ação do campo experimental. A gerente da Estação Experimental da unidade da Epagri de Lages, Marlise Nora Ciotta, disse que o campo experimental de piscicultura está indo para boas mãos. “É um espaço produtivo com visão de planejamento e adequação de espaço. Somos parceiros nesse processo”, declarou.

Representantes dos municípios deram seus depoimentos, assim como integrantes da Associação Catarinense de Truticultores (Acatruta) e entidades como Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Painel. Segundo Selênio Sartori, é importante que as entidades regionais participam dessa retomada. “Podemos criar uma Câmara Temática dentro do Cisama e definir claramente a gestão do campo experimental”, comentou.

A unidade deverá ser retomada com cria e recria de peixes associada ao turismo. Mas tudo isso ainda será pauta de novas discussões. Os participantes da reunião visitaram a estrutura de laboratórios e espaços diversos do campo experimental. Uma nova reunião em março deverá ser mais propositiva na busca por um plano de trabalho.