A experiência da Educação do Município de São João do Oeste, considerado com menor registro de analfabetismo no Brasil, foi a pauta central do I Seminário Regional de Educação da Serra Catarinense, organizado pelo Colegiado de Educação do CISAMA, na manhã desta segunda-feira (04), no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, em Lages. Mais de 160 professores, secretários municipais, coordenadores e diretores de escolas públicas dos 18 municípios participaram do evento.
Tendo como tema: “Alfabetização na Idade Certa”, o seminário foi conduzido pelo Secretário de Educação de São João do Oeste, Claunei Webber, que trouxe para o evento sua equipe técnica. A Alfabetização na Idade Certa, neste Município, tem como objetivo assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os sete anos de idade, ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Segundo Webber, a experiência de São João do Oeste foi exitosa, especialmente porque o eixo principal é formação continuada diferenciada para professores alfabetizadores, além da competência e compromisso deles. “A alfabetização abre portas para um mundo de possibilidades. Ler, escrever, compreender, interpretar e produzir conhecimento são formas de desenvolver capacidades e de se inserir plenamente na sociedade”, disse.
O Secretário Executivo da Amures, Walter Manfroi, participou da abertura do Seminário e representou o Presidente da entidade, Prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva. E falou da importância da experiência exitosa de São João do Oeste para contribuir com os Municípios da Serra Catarinense.
A Presidente do Colegiado de Educação da Serra Catarinense, Ênia Maria de Lima Scheuermann, disse que a troca de experiência é importante como forma de melhorar ainda mais a qualidade da educação pública municipal. “A prática exitosa de São João do Oeste pode ser adaptada à realidade de cada Município”, citou Ênia Scheuermann.
O Coordenador do Programa de Educação da Serra Catarinense, professor Carlos Eduardo Moreira, comentou sobre a busca por experiências em missões feitas em cidades do país, como Blumenau (SC), Gramado (RS), Pinhalzinho (SC), São Carlos (SC) e Sobral (CE). E reiterou a importância da troca de informações agora com São João do Oeste, uma vez que foi celebrado Termo de Cooperação Técnica com São João do Oeste.
“A Alfabetização na Idade Certa é um tema muito relevante. Nosso programa tem outros eventos agendados, sempre na busca pela excelência da educação como cursos, palestras, seminários e encontros regionais. Estamos num processo de melhoria constante da educação pública regional”, observou Carlos Moreira.