Evento de lançamento da logomarca Serra Catarinense acontece às 19h do dia 18 março, no Mercado Público de Lages
Desenvolvida para ser a identidade visual da região, a partir de uma pesquisa com os gestores de turismo dos 18 municípios da Amures e a colaboração de empresários e profissionais de design, a logomarca Serra Catarinense terá seu lançamento oficial no dia 18 de março, às 19 horas, no Mercado Público de Lages.
Ao ser concebida, a marca não apenas foi batizada, mas passou a ser protegida pelas normas de Registro de Marcas e Patentes com cadastro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Assim, ela será reconhecida e respeitada sempre da mesma forma. Suas cores, tipografia, assinatura e posicionamento dos elementos não variam nunca. O que tornará a nova identidade um produto regional reconhecido e desenvolvido por entidade séria, sólida e confiável. Foram necessários três anos para chegar no resultado final, definir os últimos traços e elaborar o Manual de Uso.
A parceria entre Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures), Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae/Lages), resultou na criação da marca que passa ser o principal diferencial e o maior patrimônio da região.
“Não basta apenas termos uma marca. Ao criarmos essa identidade tivemos o cuidado de produzir seu manual de aplicação visual, que é o instrumento que orienta sua utilização de acordo com as variantes. Esse manual visa estabelecer, perante a população, uma perfeita identificação da imagem, seus compromissos, objetivos e metas que consistem em promover a Serra Catarinense e seus produtos”, explica o secretário executivo da Amures, Walter Manfroi.
Marca estará presente em vídeo institucional inédito
Um grande público é esperado para o lançamento da nova identidade visual. O secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, já confirmou presença, assim como a deputada federal e secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. O presidente da Amures e prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, juntamente com o presidente do Cisama e prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, farão um convite especial ao governador Jorginho Mello e a vice-governadora, Marilisa Boehm.
Além da apresentação da marca, um vídeo institucional com imagens inéditas dos 18 municípios da região será apresentado com animações da identidade visual. Na programação constará ainda, a assinatura de um termo de compromisso de empresários que passarão a usar a logomarca da Serra Catarinense em seus produtos.
Durante a solenidade, será apresentada a forma de utilização da nova identidade visual pelas empresas. A partir do lançamento da logomarca, ações concretas serão desencadeadas em toda a região como forma de promoção da identidade. Seu uso deve ser amplamente difundido em redes hoteleiras e de hospedagens e em produtos genuínos da região como frutas, artesanatos, brindes de toda ordem e, especialmente, em tudo que possua relação com o turismo.
Atributos relacionados à região
A marca Serra Catarinense quer ser reconhecida pelo seu tradicionalismo e sustentabilidade. Ela tem como principais atributos sua hospitalidade acolhedora, personalidade aventureira e seu caráter natural, que respeita e preserva o meio ambiente. Também se caracteriza por ser imponente devido à natureza abundante e preservada da região, às monumentais altitudes, à força do frio e ao vigor e resistência da majestosa araucária.
O símbolo da marca Serra Catarinense representa graficamente sua personalidade. Seu desenho é inspirado na araucária, amplamente presente em todos os municípios. Os traços sinuosos do desenho fazem menção às curvas da Serra do Rio do Rastro e aos fonogramas que identificam as fazendas, historicamente utilizados para marcar o gado.
A predominância do uso da cor verde tem relação direta com o símbolo, que é a representação de uma araucária. Também está associado a preservação e uso sustentável dos fartos recursos naturais. Bem como o equilíbrio, perseverança e esperança. A cor vermelha representa a vibração do atributo aventureira, o fogo, a maçã e os belíssimos tons do pôr do sol. A cor pinhão representa as características hospitaleiras e acolhedoras, a amizade e também a gastronomia típica. Por fim, a cor azul remete ao frio, a geada e a neve, assim como os rios, cachoeiras e nascentes de água.
Texto: Onéris Lopes