Definir estratégias para enfrentar a falta de acompanhamento de pais, mães ou responsáveis dos resultados de desempenho de seus filhos/dependentes ao longo do ano letivo nas escolas. Foi o tema de reunião nesta quinta-feira (21), em Bom Jardim da Serra, entre membros do Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação e o Coordenador do Programa Municipal de Educação do CISAMA, Carlos Eduardo Moreira.
A discussão aconteceu na perspectiva de garantir melhores condições para a conquista plena do direito à aprendizagem de crianças e estudantes de escolas públicas municipais. Para isso, além das medidas escolares, é necessário acionar o Conselho Tutelar para averiguar se há ou não negligência familiar, para serem tomadas as medidas cabíveis, caso a caso.
Segundo o coordenador do Programa de Educação do CISAMA, é comum haver queixas de professores e diretores pela ausência de pais, mães ou responsáveis em reuniões e encontros de discussão e divulgação de resultados de desempenho. “Aqueles que mais precisam ir às reuniões na escola, não vão”, comentam Carlos Moreira.
Segundo a Conselheira Tutelar Cláudia Cristina da Silva, “a escola precisa acionar mais o Conselho, pois defendemos o Direito à Aprendizagem de crianças e adolescentes”. Como resultado desse encontro, o Conselho Municipal de Educação vai enviar recomendação por escrito às escolas para que acionem, sempre que necessário, o Conselho Tutelar para os casos de possível negligência familiar na aprendizagem de crianças e adolescentes.