Mais um passo estratégico para implantação da Rota de Cicloturismo da Serra Catarinense está se consolidando. Aconteceu nesta semana, duas reuniões com empresários que serão impactados diretamente pelo projeto, por estarem ao longo do percurso de 619 quilômetros da rota.
O primeiro encontro foi segunda-feira (22), no salão paroquial de Urubici e contou com a presença da prefeita Mariza Costa. A assessora de turismo da Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures), Ana Vieira, coordenou os encontros com a presença de 27 empresários dos municípios de Lages, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Bom Retiro, Painel, Rio Rufino e São Joaquim.
Foi apresentada a Rota de Cicloturismo e os desafios para a efetivação do projeto. “Sabemos das dificuldades para viabilizar a rota, mas sabemos também, que se trata de um projeto amplamente viável. O que estamos construindo é um produto turístico, que irá contribuir com a consolidação da Serra como um destino turístico”, afirma Ana Vieira.
Em Urubici, agradeceu em nome da prefeita Mariza Costa, os demais prefeitos da Amures que acreditaram no projeto e reiterou que a reunião tem o objetivo de alinhar as ações necessárias para compor o roteiro. Os consultores Lúcio Machado e Ademir Winkelhaus da Ecodestinos, apresentaram o trajeto e as ações consideradas necessárias por parte dos empresários.
Em São Joaquim, a reunião foi na Casa da Cultura e contou com a secretária de turismo Adriana Schlichting, além do secretário de Turismo de Lages, Nilson Cruz. Os empresários fizeram questionamentos e tiraram dúvidas sobre o projeto. Novas reuniões acontecerão e a previsão é que a rota esteja implantada e operando oficialmente até novembro desse ano.
Parceiro da ação, o Sebrae designou para as reuniões, a consultora de gestão de Projetos e Negócios, Mariana Bonella Cunha. A Rota de Cicloturismo da Serra Catarinense está sendo criada a partir de uma emenda da deputada federal Carmen Zanotto, através do Consórcio Serra Catarinense (Cisama).
Texto: Onéris Lopes
Fotos: Anderson Amarante