Programado para acontecer entre os dias 07 e 10 de maio, o IV Seminário sobre a Sustentabilidade da Araucária teve sua abertura realizada na manhã desta terça-feira (07), no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
A solenidade contou com a presença do prefeito de Anita Garibaldi e presidente da Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures), João Cidinei da Silva; o vice-prefeito de Lages, Juliano Polese; a prefeita de Urupema, Cristiane Pagani e convidados.
Neste ano, o evento discute “A Floresta com Araucárias e a conservação da fauna silvestre” e tem alcance binacional (Brasil/Argentina). Neste primeiro dia a programação teve como ponto alto, debates em mesas redondas, palestras e apresentações de trabalhos científicos para socializar e difundir conhecimentos científicos sobre as cadeias produtivas da Araucária.
O seminário seguirá esse modelo na quarta e quinta-feira, e na sexta-feira (10), os participantes seguirão para Urupema, onde participarão de minicursos oferecidos gratuitamente pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Lá também será realizado o Festival das Araucárias e uma observação in loco da revoada dos papagaios. A programação completa está disponível no site: www.seminarioaraucaria2024.com.br.
Pelo menos 300 pessoas, entre pesquisadores, acadêmicos, estudiosos, convidados e dirigentes de empresas públicas e privadas, estão participando do evento que é organizado por um grupo de instituições de ensino superior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com apoio de entidades como a Amures e o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama).