Voltada para gestores e contadores do fundo municipal de assistência social, capacitação sobre o Fundo Nacional de Assistência Social marca o fim do evento que teve início na última quarta-feira (08)
O último dia do XIII Seminário Estadual da Política de Assistência Social foi destinado para os gestores e contadores do fundo municipal de assistência social. Eles receberam uma capacitação sobre o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), ministrada pela diretoria executiva do programa e por representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS.
Iniciado na última quarta-feira (08), no Centroserra Convention Center em Lages, o evento que debateu políticas públicas com ênfase em calamidades e emergências, contou com cerca de 500 participantes entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
Nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) foi responsável por realizar o “FNAS pelo Brasil”, um projeto do Governo Federal organizado pelos estados, que busca capacitar e auxiliar os gestores e contadores dos municípios responsáveis pelos fundos de Assistência Social. Nele, os temas apresentados foram: “Gestão Orçamentária e Financeira no Suas”, “SIGTV e Transferegov – desvendando os dois sistemas” e “Prestação de Contas e Novo Sistema de Prestação de Contas (AgilizaSUAS)”.
O Seminário é uma realização da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam/SC) e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/SC), com apoio da Associação dos Munícipios da Serra Catarinense (Amures) e da Prefeitura de Lages.
Para a Assessora de Assistência Social da Amures, Ana Paula Couto, o evento é importante para sanar dúvidas e agregar conhecimento para os profissionais da área. “São temas que precisam ser debatidos, principalmente quando são esclarecidos por pessoas que são referência no assunto, como é o caso deste Seminário. Tenho certeza que saímos daqui com uma bagagem maior de experiência e aprendizado.”
Texto e fotos: Camila Becker Ribeiro