Você está visualizando atualmente Técnicos das prefeituras são capacitados para nova Lei de Licitações

Técnicos das prefeituras são capacitados para nova Lei de Licitações

“Nova Lei de Licitações trouxe diversas novidades. A fase de planejamento e preparatória da licitação ficou muito mais encorpada e isso implica em ter servidores mais preparados e qualificados. É isso que estamos trazendo nessa capacitação”. A informação é do Consultor Regional do Portal de Compras Públicas, Fernando Rossa, que palestrou para técnicos das prefeituras na manhã dessa terça-feira (21), no “Conexão Portal na Prática”.

Com participantes de todas as prefeituras da Serra Catarinense (Amures) e da região do Contestado (Amurc), Rosso abordou o tema “Conhecendo o Portal de Compras Públicas”. O evento realizado na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), tem como objetivo proporcionar uma imersão aos agentes públicos para a implementação total da Nova Lei de Licitações (14.133/21).

A programação contempla palestras e orientações até a tarde desta quarta-feira (22), com especialistas como o CEO do Portal de Compras Públicas, Leonardo Ladeira; advogados e integrantes da Comissão de Licitações e Contratos da OAB/SC, André Fagundes e Luiz Zanoto; diretor-presidente do Instituto Protege, Murilo Jacoby; e a advogada e vice-presidente da Comissão de Licitações e Contratos da OAB/SC, Nicolle Schneider.

O evento está pautado pelas possibilidades que a implementação da Nova Lei traz para os processos licitatórios do poder público, mostrando a importância de os gestores públicos estarem preparados para lidar com as novas regras e suas práticas. A instrutora do Portal de Compras Públicas, Michelle Veloso, fez neste primeiro dia, uma demonstração operacional da plataforma do Portal, a partir de simulações das modalidades de pregão eletrônico, dispensa eletrônica e concorrência eletrônica.

Rosso explicou em sua fala que questões como gestão de risco, governança e controle interno, tiveram significativas mudanças e ainda há muitas dúvidas dos técnicos e prefeitos. “Esse evento busca tirar dúvidas. E como todas as compras passaram a ser eletrônicas, os municípios têm de estar dotados de um sistema e os técnicos tem de estar preparados para operar o sistema”, alertou Rosso. O Assessor do Movimento Econômico da Amures, Adilsom Branco, participou da abertura do evento representando o presidente da Amures e prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva.

Texto: Onéris Lopes
Fotos: Anderson Amarante